As imobiliárias, assim como os corretores de imóveis, precisam estar em constante atualização para conquistar clientes e aumentarem suas vendas, mantendo-se sempre em uma boa posição nesse mercado tão concorrido. É aí que entra o chatbot.
Atualmente, com tecnologias avançadas torna-se simples encontrar imóveis na internet sem precisar ir até uma imobiliária, obtendo todas as informações e consultorias em plataformas online.
Você já deve ter acessado algum site onde apareceu de imediato alguma mensagem dando boas vindas de um vendedor disposto a auxiliar e sanar dúvidas, sendo uma forma muito eficiente de contato com o cliente. Por isso, vamos apresentar a seguir, o chatbot.
O que é chatbot?
Chatbot é uma inteligência artificial capaz de interagir com os visitantes do site por meio de respostas que são programadas pela empresa, assim, simulando a conversa de um atendimento humano. Além disso, otimiza o contato e as dúvidas mais comuns.
Desenvolvido por softwares de comunicação automatizada, muitos dos chatbots possuem inteligência artificial, dessa forma, eles evoluem de acordo com as conversas, aprendendo a se comunicarem melhor com os clientes.
Atendimento otimizado
Grande parte das imobiliárias que possuem sites na internet recebem diversas mensagens diariamente, com inúmeras dúvidas de pessoas que buscam um imóvel. Por isso, disponibilizar uma equipe apenas para resolver estas questões pode requisitar tempo e um alto custo.
Dessa forma, um chatbot consegue fazer este trabalho, seguindo um roteiro que o próprio corretor ou imobiliária podem programar, de forma prática e rápida. Utilizando chatbots fica muito mais fácil atender os visitantes, pois as respostas são automáticas, assim, torna-se possível oferecer um atendimento 24h por dia.
Inteligência Artificial
Com inteligência artificial, o chatbot consegue aprender com as perguntas e até mesmo com palavras diferentes, sempre evoluindo. A ferramenta, de acordo com especialistas, consegue solucionar até 80% dos chamados.
Por outro lado, o chatbot pode ser usado em diversas etapas do funil de vendas, como: para captar leads, fazer contato, vender produtos/serviços e até pós-vendas. O chatbot consegue até aprender sobre o melhor dia e horário para entrar em contato com o cliente.
A ferramenta consegue entender qual o conteúdo mais relevante para cada cliente, e como deve conversar com ela. Porém, esse tipo de recurso é mais raro por causa do seu elevado nível de inteligência, mas aos poucos os recursos vão se tornando comuns e baratos.
Como utilizar chatbots?
Otimizando o contato com o cliente: as dúvidas mais frequentes podem ser utilizadas neste recurso. Assistência, agendamentos e alterações de cadastros podem ser alguns exemplos;
Relacionamento com leads e clientes: como citado acima, o chatbot pode ser utilizado para enviar conteúdos de acordo com cada pessoa. Envie assuntos importantes sobre o mercado imobiliário, dicas para compra/venda, baixas de juros, etc.
Compartilhamento de informações internas: as equipes dentro de uma imobiliária também podem usufruir dos chatbots para trocar informações internas, facilitando a comunicação.
Falar em qualquer local com usuários: o chatbot pode ser usado em Skype, Telegram e Facebook. Assim, o usuário consegue ter uma comunicação imediata com o público.
Menores taxas de abandono
Com o chatbot é possível diminuir o índice de abandono de sessões ou aumentar o tempo médio de visitas. As chances do cliente desligar em uma ligação por telefone é muito maior do que ele fechar a conversa com o chatbot. Pois o telefone exige mais concentração e tempo disponível para conversar.
Novos leads
Um chatbot para imobiliária é a ferramenta ideal para conquistar novos potenciais clientes (leads), podendo captar informações relevantes do seu público-alvo e utilizá-las a seu favor. Dessa forma, se alguém entra em contato por telefone apenas uma vez, buscando um imóvel, provavelmente será difícil saber dos interesses futuros dessa pessoa. Assim, utilizando o chatbot pode-se pedir e-mail e telefone para colocar no banco de dados da empresa e usar futuramente.
Rapidez no atendimento
Por outro lado, o chatbot responde tudo o que está programado na hora. Assim, não importa quantas pessoas estejam acessando o site ou entrando em contato. Cada janela de bot irá sanar as dúvidas individualmente, garantindo satisfação já no primeiro contato e ao longo de todo o processo de compra/venda.
Atendimento de qualidade
Muitos chatbots presentes no mercado possuem o conceito de “machine learning”, ou seja, eles aprendem mais em cada interação. Logo, por mais que a conversa não seja com um humano, ele se comunica com educação e respeito, gerando um bom atendimento e compreendendo as necessidades do público-alvo.
Contudo, a qualidade no atendimento é um fator imprescindível para atrair e conquistar novos clientes, vendendo mais imóveis. Portanto, a automação no atendimento facilita atender com eficiência, porém, não se pode esquecer das demais estratégias, sempre em busca de atualização e melhoras para o site da empresa e também para a marca.
Com o chatbot é possível diminuir o índice de abandono de sessões ou aumentar o tempo médio de visitas. As chances do cliente desligar em uma ligação por telefone é muito maior do que ele fechar a conversa com o chatbot. Pois o telefone exige mais concentração e tempo disponível para conversar.
Novos leads
Um chatbot para imobiliária é a ferramenta ideal para conquistar novos potenciais clientes (leads), podendo captar informações relevantes do seu público-alvo e utilizá-las a seu favor. Dessa forma, se alguém entra em contato por telefone apenas uma vez, buscando um imóvel, provavelmente será difícil saber dos interesses futuros dessa pessoa. Assim, utilizando o chatbot pode-se pedir e-mail e telefone para colocar no banco de dados da empresa e usar futuramente.
Rapidez no atendimento
Por outro lado, o chatbot responde tudo o que está programado na hora. Assim, não importa quantas pessoas estejam acessando o site ou entrando em contato. Cada janela de bot irá sanar as dúvidas individualmente, garantindo satisfação já no primeiro contato e ao longo de todo o processo de compra/venda.
Atendimento de qualidade
Muitos chatbots presentes no mercado possuem o conceito de “machine learning”, ou seja, eles aprendem mais em cada interação. Logo, por mais que a conversa não seja com um humano, ele se comunica com educação e respeito, gerando um bom atendimento e compreendendo as necessidades do público-alvo.
Contudo, a qualidade no atendimento é um fator imprescindível para atrair e conquistar novos clientes, vendendo mais imóveis. Portanto, a automação no atendimento facilita atender com eficiência, porém, não se pode esquecer das demais estratégias, sempre em busca de atualização e melhoras para o site da empresa e também para a marca.