Marketing digital para corretores e imobiliárias
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Marketing digital: como corretores e imobiliárias podem começar

Marketing Digital é uma palavra que pode causar estranhamento em muitas pessoas: É pra vender cursos? É coisa de blogueirinha? Mesmo que esses dois apontamentos possam soar de forma pejorativa, esses dois pontos fazem parte do universo do marketing digital, mas ele é muito mais abrangente e mais poderoso do que essas críticas. Um fato é inevitável: as pessoas precisam saber sobre seu serviço e elas estão na internet. Logo, sua presença por aqui é inevitável. 

Para sua tranquilidade, alcançar seu público foge do sinônimo de fazer dancinhas, de empurrar vendas goela abaixo ou de ser quem você não é. Está pensando em dar as caras pela internet? Então acompanhe nossas dicas de como colocar essa engrenagem digital para funcionar!

Ao estar no Instagram, Facebook, Tik Tok, Linkedin, Youtube ou qualquer outra mídia social, você está nas mãos de terceiros, não na sua própria ferramenta. Como elas estão em constantes mudanças, exigem adaptação o tempo inteiro. Um exemplo é o Instagram entregar muito mais vídeos hoje em dia (especialmente reels) reduzindo consideravelmente a entrega de fotos estáticas. Outra possibilidade é que essas mídias podem perder sua força com o tempo, como foi o caso do Orkut, do Snapchat e do Foursquare. Nunca saberemos quais ficam no passado e quais novas podem surgir no futuro. 

Sua estratégia está definida? 

 Em nossos artigos anteriores, abordamos muito sobre estratégias e nichos.  Se você estiver em dúvida sobre quem é o seu público e o seu segmento, é necessário voltar um passo atrás e ler estes artigos para estruturar seu posicionamento. Se você já tem clareza de qual é o seu nicho e o público a ser atendido, está apto a seguir em seu marketing digital, até mesmo por ter clareza de suas possíveis objeções, dos sonhos e desejos de seus clientes. Assim, cada uma das possíveis dúvidas ou interesses do público podem se tornar diferentes publicações.

Por onde começar no Marketing Digital?

Tenha um site para incluir sua vitrine de imóveis e facilitar as buscas de quem te procura pelo Google. Quem pesquisa por lá, está muito mais aquecido para comprar do que aquele que busca pelo Instagram, por exemplo.

Existem várias plataformas que oferecem este serviço e ajudam a ampliar a visibilidade. Realizar novas captações permite alimentar sempre com novos imóveis ofertados e torna-se atrativo ao incluir fotos de ótima qualidade e descrições bem detalhadas. Além disso, é importante um breve texto de apresentação sobre você ou sua imobiliária, bem como os seus contatos, endereço e link para mídias sociais, reforçando assim sua credibilidade.

Sobre o que falar nas mídias sociais?

Sua imobiliária ou sua marca pessoal precisam estar onde o seu público também está. Este é um meio de relacionamento, acima de tudo, além de ser apenas uma parte da estratégia do Marketing Digital. Evite o foco apenas em vender, em falar exclusivamente dos imóveis ou sobre você. Saiba dosar com outros assuntos relevantes ao público e que reforcem sua autoridade enquanto corretor. O que seria criar relacionamento com seu público? Criar conteúdos que ofereçam dicas, por exemplo: 

  • Como escolher o apartamento ideal;
  • Quais documentações são necessárias para vender meu imóvel? 
  • Qual é a importância do corretor de imóveis na transação de venda? 
  • Quais são as obrigações do inquilino e do locatário? 

Instagram

Atualmente esta é a mídia mais popular entre os brasileiros. Ela está deixando de ser uma rede de fotos para se tornar uma rede de vídeos, no feed. Lembre-se que você pode interagir nos stories para coletar mais informações do seu público, compartilhar imagens estáticas ou em carrossel, bem como criar destaques de stories para aquilo que for relevante para o seu negócio. 

CONFIRA:  3 cursos para corretores durante férias de fim de ano

Leia também: Dicas para vender mais no Instagram 

Confira alguns corretores e influenciadores da área, presentes no Instagram. Analise os perfis, inspire-se em como eles se posicionam e criam conteúdos:

Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook faz parte do grupo Meta. É necessário ter conta em ambas as mídias, para administrar perfis e criar anúncios. O público específico do Facebook é mais velho, analise se esta faixa etária faz parte do seu público e onde faz mais sentido estar presente. 

É muito frequente que os mesmos conteúdos do Instagram sejam compartilhados no Facebook, mas é necessário ficar atento às diferenças. Os grupos do Facebook, por exemplo, podem ser um bom meio para divulgar os imóveis para vender ou para alugar. 

Youtube

Os vídeos mais longos ganham visibilidade no Youtube, permitindo aprofundar os assuntos com mais detalhes. No entanto, requer uma boa câmera, um bom microfone e uma boa edição. Os conteúdos são educativos e, assim como nas demais mídias, devem contemplar todas as etapas do funil.

Veja como é o canal no Youtube de Guilherme Pilger, corretor de grande destaque na internet:

Linkedin

A rede social específica para a área profissional pode auxiliar você a reforçar sua autoridade enquanto corretor de imóveis. Além de compartilhar conteúdos e interagir com diversos profissionais, você pode ampliar seu networking com outros corretores e possíveis investidores, além de criar anúncios para leads qualificados. 

Tik Tok

O tik tok oferece conteúdo muito além de dancinhas. É possível criar vídeos curtos que geram conexão com seu público, que mostram o imóvel. Muitos deles são embalados por músicas que estão em alta no momento. 

Confira o perfil de dois corretores que sabem como se destacar no Tik Tok e inspire-se em seus vídeos

@ricardomartinsbrk

E ai?

♬ som original – Ricardo Martins
@thaliscorretor

🪓

♬ som original – Thaliscorretor

E-mail marketing não morreu

Outro ponto fundamental para gerar relacionamento é o e-mail marketing. Talvez você se questione sobre a sua relevância, mas saiba que o e-mail está vivo e é crucial para gerar relacionamento. Inclusive é a ferramenta que proporciona mais controle para monitorar seus leads e acompanhar em que etapa do processo eles se encontram.

Para coletar e-mails de possíveis clientes, o ideal é ter uma página de captura. Para isso, é realizada uma moeda de troca: a pessoa deixa seu e-mail e em troca você pode oferecer um ebook, uma planilha ou até um vídeo muito informativo. A partir daí começa a criar um relacionamento.

Não existe uma regra que dite com que frequência você deve fazer o disparo de e-mails, quem vai ditar isso é a sua estratégia. Seja semanal, quinzenal ou mensal, você pode compartilhar posts que foram interessantes nas redes sociais, pode convidar para um contato, apresentar sua marca, dentre várias outras possibilidades de abordagem. 

CONFIRA:  Janeiro: melhor mês para anunciar imóveis

Faço tudo sozinho ou contrato uma agência? 

Antes de qualquer decisão de ingressar no marketing digital, analise seus recursos financeiros e se você tem tempo para se dedicar ao seu marketing. Mesmo que você contrate uma agência ou um freelancer, é muito possível que precise se dedicar por algumas horas a gravação de vídeos, fotos e aprovação de materiais. Corretores que estão começando nem sempre podem investir dinheiro, então precisam estudar as ferramentas e dedicar-se à elas: como editar reels, como fazer arte, como escrever uma boa legenda, dentre outros passos relevantes.

O mais importante é ter em mente que a frequência diária é fundamental. Os resultados começam a ser colhidos depois de alguns meses, é necessário muita persistência. 

Tenho medo de críticas e isso me paralisa no Marketing Digital

A insegurança é comum e bloqueia muitos profissionais. Ela é vencida aos poucos, a coragem é criada com o tempo e exige um começo. Conforme você conseguir mais contatos e boas interações, ganha confiança e tudo fluirá ainda melhor. Não necessariamente você precisa aparecer, mas sua imagem auxilia na humanização da sua marca pessoal ou empresarial, cria mais conexão. Respeite os seus limites, comece por onde você pode e em seguida dê passos maiores.

Elabore um cronograma e tenha constância

Você deve ter um objetivo claro: Conseguir mais leads? Aumentar o engajamento? Reforçar a sua marca? Quem aponta este caminho é a estratégia que foi criada lá no início. A partir dela, crie um cronograma, um calendário de ações e de conteúdos a serem compartilhados. Vou dar um exemplo de linha editorial que você pode adotar:

Segunda

No feed: Dicas para quem quer comprar um imóvel maior

Nos stories: Caixa de perguntas: Qual é a parte da casa mais importante para você?

de ter mais informações

Terça

No feed: Reels com detalhes de um imóvel a venda

Nos stories: Enquete: Você mora em: casa própria/ casa alugada

Disparo de e-mail  marketing: o que rolou na última semana ou novidades para esta semana

Quarta

No feed: post carrossel com dicas de decoração para pequenos apartamentos

Nos stories: Caixa de pergunta: Conte aqui sua melhor história sobre mudança de casa. As melhores serão compartilhadas! 

Quinta

No feed: publicação institucional sobre sua marca

Nos stories: Conte uma curiosidade ou dê mais detalhes sobre um determinado imóvel. 

No Linkedin: Sugestão de investimento em imóveis 

Sexta

No feed: Um meme, algo descontraído para interagir com o público

Nos stories: algo dos seus bastidores ou da sua rotina 

Sábado

No feed: Reels com dicas para quem quer vender sua casa: como organizá-la para tirar fotos

Domingo

No feed: Uma frase que inspire a realização de sonhos 

Nos stories: A vista de um pôr do sol de um dos imóveis a venda, com música

Monitore suas publicações

Além de sempre responder e interagir com o público, fique atento ao que mais dá resultado. Marketing Digital requer monitoramento constante, capaz de medir o alcance, a quantidade de compartilhamentos, posts salvos e comentários são um bom norte para conteúdos que seu público goste. É muito importante ser criativo e se reinventar, para jamais cair na mesmice e oferecer um diferencial que instigue seu público a ver novas publicações.