Falar sobre nicho imobiliário está alinhado com a nossa missão de levar conteúdo relevante, capaz de proporcionar planejamento e execução de estratégia, para corretores e imobiliárias. Seja em nossas publicações no Instagram, aqui mesmo no blog ou no EEtalk, o nosso podcast, nossos conteúdos estão entrelaçados e dão dicas que geram vários insights para virar a chave. Se você deseja iniciar uma jornada profissional de força e sustentação, acompanhe nossa série de conteúdos, aplique em seu trabalho, desenvolva processos e dê um salto em sua carreira.
A escolha de um nicho imobiliário é um caminho árduo, com resultados colhidos em médio e longo prazo, no qual exige persistência, disciplina, foco e muita iniciativa.
Identificar seu nicho proporciona a profunda missão de deixar claro quem é o seu público nos mínimos detalhes, gerar conexões humanizadas, destacar o seu trabalho entre os concorrentes a ponto de se tornar referência no tipo de imóvel e público que você atende.
Lembre-se de possíveis mercados do nicho imobiliário:
- Locação
- Lançamentos
- Imóveis na planta
- Determinada região (exemplo: bairro, condomínio fechado)
- Imóveis na planta
- Imóveis de luxo
- Casa verde amarela
- Terrenos
- Áreas rurais
- Imóveis usados
- Serviço administrativo e avaliação de imóveis
Comece com uma autoanálise
Tire um tempo para refletir e anotar todas as respostas que você encontrar:
- Quais são as suas habilidades naturais?
- Seus clientes se lembram de você por quais características?
- Dentro da sua atuação, o que é natural e agradável para você?
- Seu histórico de vendas está alinhado com qual tipo de imóvel e de compradores?
- Sua rede de contatos, incluindo clientes, abrangem quais grupos de pessoas? Quais são os seus respectivos estilos de vida?
- O quanto você já conhece sobre o nicho que gostaria de atuar?
- Quais são suas perspectivas a médio e longo prazo?
Realize uma análise de fatores externos
Depois de ter um pouco mais de consciência sobre si mesmo, chegou o momento de entender a realidade do seu mercado:
- Analise o mercado imobiliário atual e futuro, verifique indícios do que irá acontecer. Esta projeção é crucial, visto que seus objetivos devem abranger de 12 a 24 meses;
- Compreenda a economia da sua cidade;
- Estude seus concorrentes, tenha claro quais são os diferenciais de cada um.
Chegou o momento da sua estratégia
Com esse estudo realizado, chegou o momento de elaborar a sua estratégia de ataque:
- Faça uma estimativa de faturamento;
- Anote todos os detalhes do seu público: medos, pessoas que influenciam na decisão, desejos, sonhos, momento da vida em que estão, próxima fase da vida, perspectivas, trabalho, tamanho da família, idade, dúvidas, objeções e vários outros detalhes possíveis que norteiam esta pessoa;
- Qual volume de vendas é o ideal para gerar conversões e dentro de qual ticket de venda?
- Seu objetivo precisa estar claro: você quer aumentar seu market share (participação no mercado)? Precisa de mais recursos?
- Como realizar uma comunicação assertiva com seu público? Em quais canais você encontra estas pessoas?
- Como captar imóveis que se enquadram em seu nicho?
Com todos estes pontos definidos, a sua estratégia tem tudo para ser bem fundamentada. O próximo passo é estruturar ações necessárias, desde o processo de captação, passando por venda e pós venda. Você pode ler um pouco mais sobre funil de vendas aqui neste artigo.
O novo episódio do EEtalk é sobre Nicho Imobiliário. Assista ao vídeo para ter mais insights em relação a clareza de diferencial, conhecimento de mercado e de público, fidelização e segmentação.