sustentabilidade-no-setor-imobiliario
Categorias:

Sustentabilidade no setor imobiliário

A princípio, o setor imobiliário era considerado um dos principais inimigos da sustentabilidade e um dos setores que mais agrediam o meio ambiente devido às atividades de extração de matéria-prima e a enorme quantidade de resíduos e entulhos que são gerados pelas construções de imóveis.

Porém, nos últimos anos, esta visão está mudando. Vem sendo adotada práticas de sustentabilidade por empresas que buscam diminuir os impactos causados pelos canteiros de obras e pelas extrações ou fabricações de elementos para a construção. Do mesmo modo que são aplicadas as ações em escritórios e canteiros de obras, as incorporadoras também têm executado esses conceitos nos projetos arquitetônicos dos empreendimento.

O governo já vem estabelecendo normas para o descarte correto desses resíduos, desse modo, contribuindo para a redução de impactos tanto na natureza quanto para as comunidades.

Práticas de sustentabilidade

É inevitável a produção de resíduos nos canteiros de obras, mas é fácil adotar ações conscientes que podem ajudar a natureza. Então, em uma obra pequena pode-se utilizar caçambas para armazenamentos de resíduos sólidos, sendo recolhidos durante a construção. Assim, ao fim da obra, esses resíduos são levados para locais adequados de triagem ou seguindo para aterros.

Já nas grandes obras, as construtoras podem investir em programas de gestão ambiental, assim, separando os entulhos desde o projeto até o final da obra. As empresas podem promover treinamentos de conscientização ambiental para seus colaboradores, dessa forma, eles saberão designar corretamente os resíduos, garantindo uma maior reutilização.

Por outro lado, tomar medidas para a redução de água, energia e emissão de CO2, além de diminuir a perda de materiais por uso incorreto de materiais pode vir a interferir no ciclo de vida do empreendimento, podendo gerar economia de tempo na construção e redução do custo final.

CONFIRA:  Especulação Imobiliária: conceito e efeitos

>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Diferencial

Atualmente, as construtoras e imobiliárias procuram adotar processos ecológicos na construção, concepção e operação dos empreendimentos, colocando-os na categoria de sustentável. Essas construções são conhecidas como green buildings, pois utilizam materiais ecológicos, sendo planejados para atender os requisitos de segurança, praticidade e conforto, fornecendo uma alta qualidade de vida e sustentabilidade para os moradores.

É importante levar em conta alguns aspectos na hora da construção, como a localização do imóvel, os aspectos climáticos como sol, vento e chuva, podendo ser usados a favor da obra, gerando energia renovável por exemplo. Utilizar certas cores também pode ser levado em consideração para a sustentabilidade.

Projetos de sustentabilidade

Comprar um imóvel sustentável pode sair mais caro do que um imóvel convencional, entretanto, essa diferença é abatida com a economia gerada pela sustentabilidade.

Os projetos mais comuns utilizados são:

  • Sistema de tratamento e reaproveitamento de água da chuva;
  • Medição individual do consumo de água e energia;
  • Utilização de painéis para captar energia solar;
  • Louças e metais sanitários economizadores de água;
  • Lâmpadas de alta eficiência;
  • Separação e armazenamento de lixo reciclado.

Certificação Leed

Nos dias atuais, a procura é grande por imóveis com a certificação intitulada Leed (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental). Este é o selo para empreendimentos sustentáveis e está presente em mais de 150 países. Dessa forma, o brasil atualmente ocupa a terceira posição no número de iniciativa na área, perde apenas para China e EUA. Com a certificação, o empreendimento é valorizado em até 30% após a entrega.

Entretanto, por mais que o fator de sustentabilidade não seja ainda o mais decisivo para a compra de um imóvel, ele pode ser muito importante. Então, é necessário que o corretor esteja por dentro de todas as novidades do setor e apresente para seus clientes.

CONFIRA:  A B C do corretor: dicionário imobiliário

Greenbuilding Brasil 2019

O Greenbuilding Brasil é uma feira para a geração de negócios no mercado da construção sustentável. Essa feira reúne anualmente empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologia, equipamentos e serviços para os tomadores de decisão na indústria, incluindo arquitetos, construtores e empreiteiros, engenheiros, prestadores de serviços, líderes verdes de construção, agências governamentais, arquitetos de interiores, desenvolvedores, instituições financeiras e associações industriais.

Esse ano, o evento acontece nos dias 25 a 29 de novembro e fará parte da programação do São Paulo Tech Week, a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina.

>> CRECI: o que é e por que é tão importante