Nascidos entre 1990 e 2000, a geração Z nasceu na era da internet e do Google. Em relação às características pessoais, eles costumam ser mais tolerantes e realistas do que os membros das gerações anteriores. Além disso, valorizam marcas que consideram transparentes e verdadeiras.
Atualmente, vem se tornando mais frequente sair da casa dos pais e ir morar de aluguel ou até mesmo comprar a casa própria. Essa geração, que compartilha a maior parte dos acontecimentos de suas vidas nas redes sociais, é muito importante para o mercado imobiliário, ajudando no crescimento do setor.
Mas como se relacionar com esse público? O corretor precisa entender que a geração Z está o tempo todo conectada com a internet, para a maioria deles é algo fundamental para viver. Sendo assim, esse público não costuma perder tempo com uma única coisa e perdem o interesse com facilidade, por isso, é preciso ser transparente com as informações e antecipar o que esses clientes esperam.
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Tecnologia
Os jovens da geração Z utilizam as tecnologias para pesquisar e comprar imóveis. O WhatsApp é um dos principais meios de comunicação com o corretor de imóveis, fora que nos dias atuais as empresas precisam marcar presença em redes sociais. É preciso disponibilizar diversas formas de contato para que você ou sua empresa sejam encontrados com facilidade. Além disso, invista em publicação de vídeos, é uma das formas que esse público mais consome conteúdo.
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Praticidade
Normalmente, a geração Z prefere imóveis compactos e pequenos, não porque são solteiros, mas porque passam boa parte do dia fora de casa trabalhando, estudando, ou passando o tempo livre.
Esse público, independente da renda, não costuma se importar muito com luxos. Existem outras coisas mais importantes para eles e que podem significar muito na decisão de compra.
Conforto e sustentabilidade
Contudo, a geração Z preza por conforto e boa localização, pois para eles isso significa mais qualidade de vida e otimização de tempo. Como essa geração está sempre em movimento, necessita morar em áreas próximas aos seus interesses, como áreas centrais com fácil acesso a mercados, conveniências, farmácias e restaurantes.
Entretanto, não são apegados aos imóveis, muitas vezes optando pelo aluguel, pois gostam de viajar e até morar fora por algum período. A locação reforça a ideia de liberdade, de poder explorar outros locais caso não goste de onde está naquele momento, ao invés de investir em um imóvel preferem fazer viagens e cursos por exemplo.
Outra dica é oferecer imóveis que tenham características sustentáveis, pois isso agrada muito a geração Z, que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro. Fazer quatro perguntas no primeiro contato com o cliente facilita a compreensão dos reais interesses do cliente: pra onde? Pra quando? Pra quem? E para o que?
Se adapte a geração Z
É essencial estar atento às mudanças da sociedade, ser um profissional flexível e com facilidade de adaptação faz com que o corretor tenha a capacidade de atender diferentes públicos e estar sempre aberto às mudanças do mercado. Dessa forma, para atender a geração Z, o corretor precisa entender que esse público não possui paciência e nem muito tempo disponível, além de terem o poder de obter um grande número de informação com uma pesquisa rápida.