Todo corretor de imóveis, em algum momento, se deparou com um proprietário que queria colocar valores sentimentais nos imóveis. Essa supervalorização é muito comum, mas exige postura, análises e argumentos bem fundamentados por parte de quem fará a intermediação da venda.
Quando o cliente estipula o preço baseado nos valores praticados por vizinhos ou conhecidos, já é o primeiro indício de erro no cálculo. Indo além, o apego com a residência também está vinculado com a história daquela família e da sua representação para os moradores. Outro fator de grande equívoco é quando familiares herdam o imóvel e imaginam um alto valor dividido entre todos os herdeiros. A percepção distorcida de preço dificulta a venda e reflete em longos meses ou anos à espera de um comprador.
Tenha empatia nas suas argumentações
Trazer o proprietário para a realidade é um grande desafio, onde os argumentos devem fluir em um verdadeiro equilíbrio entre lógica e emoção. A empatia e a sensibilidade fazem parte do processo de negociação. É importante saber ouvir e respeitar a opinião alheia, bem como saber colocar com as palavras certas, aliadas aos motivos pelos quais os valores sentimentais dos imóveis estão fora da realidade.
Deixe claro ao proprietário quais são os pontos de análise que fazem parte da avaliação:
Ao realizar a avaliação de um imóvel, há um conjunto de aspectos que são levados em consideração e que devem embasar a precificação. Dentre eles, estão a localização e a mobilidade urbana, como a acessibilidade e a proximidade de pontos de ônibus e estações de metrô. Já a infraestrutura está relacionada com a proximidade à escolas, mercados, hospitais, parques e outros benefícios do bairro. Além destes fatores, a segurança e o desenvolvimento da região também fazem parte desta análise.
Avaliação de imóveis com a Brokers
Com a Brokers, é possível avaliar um imóvel com precisão, segurança e confiabilidade.
Em nossa avaliação, você seleciona a região e os imóveis com tipologias semelhantes. Baseado em amostras de anúncios similares, emitimos um relatório que aponta uma precificação mais justa. Com ela, você pode argumentar e embasar, provando por A + B quando o cliente destoa do valor real.