texto com imagem descrevendo o conteúdo presente no artigo
Categorias:

Aprenda a organizar suas finanças

Primeiramente, controlar os gastos é o ponto mais importante para melhorar suas finanças. Não adianta usar planilhas, APP’s e cadernetas para organizar suas contas, se você não tiver foco, disciplina e determinação, afim de mudar sua realidade.

A seguir, confira algumas dicas infalíveis para melhorar suas finanças!

Avalie

O primeiro passo é diagnosticar sua situação. Você deve saber onde o seu dinheiro está indo, com o que está gastando, para que identifique as despesas desnecessárias e saiba como sobreviver com certa quantidade.

Os pequenos gastos geralmente costumam ser os mais prejudiciais, como por exemplo: lanches, cafés, restaurantes, passeios, festas, happy hour, etc.

Não é necessário abrir mão das coisas que você gosta, apenas saiba administrar os gastos de acordo com as suas necessidades. Mudar é essencial para realizar seus desejos.

Conheça sua renda

Saiba quanto você ganha. Observe todos os descontos e veja sua renda real, assim você saberá quais os custos de vida. Liste todos os gastos, energia, comida, transporte, aluguel e água. Some tudo e veja o que você tem de gasto fixa durante o mês, para que o restante seja colocado em bons investimentos.

>> EEmovel Inteligência Imobiliária <<

Defina objetivos

Antes de mais nada, saiba onde você deseja chegar. Por outro lado, tome iniciativa para fazer mudanças em sua vida e abra mão de gastos desnecessários. Enfim, não espere para mudar mais tarde, comece agora e garanta um futuro tranquilo.

Administre as dívidas

Saiba controlar suas dívidas. Existem as dívidas boas, como um financiamento de um imóvel próprio. Já um carro acaba desvalorizando com o passar do tempo, então não é uma dívida boa. Por outro lado, outra dívida ruim é o cartão de crédito e cheque especial, essas você precisa se livrar o mais rápido possível.
*Outra dica, pague as dívidas com juros mais altos!

CONFIRA:  Imobiliária: dicas eficazes para aumentar a visibilidade

Aprenda a poupar

Faça uma reserva para uma emergência. Invista em algo seguro e que possa ser sacado facilmente em caso de uma necessidade. Assim, esse dinheiro pode te ajudar em caso de doença, desemprego, ou em outro momento inoportuno que pode vir a acontecer, evitando que você acabe se endividando.

Invista em educação

Antes de tudo, ter uma educação financeira para saber lidar com o dinheiro é essencial. Educação é investimento!
Compre livros que possam te ajudar a entender o mercado financeiro e a melhorar sua vida de forma segura. Algumas dicas de leituras:

  • Como organizar sua vida financeira: Gerenciar o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Como organizar sua vida financeira apresenta dicas certeiras para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro.
  • Pai Rico, Pai Pobre: é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. O elemento central reiterado por Kiyosaki e Lechter é a defesa da tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém.
  • O investidor Inteligente: Maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo. Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo. Isso fez com que O investidor inteligente se tornasse a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949. 

Tenha disciplina

Entretanto, determinação e foco são as palavras-chave para o sucesso, principalmente o financeiro. Sendo assim, você precisa seguir um planejamento e evitar gastos supérfluos, mantendo um controle sobre suas despesas. Dessa forma, vale anotar, utilizar aplicativos, listas, tudo o que você achar necessário e que te ajude de alguma forma a manter bem administrado seus “boletos”.

CONFIRA:  Imóveis: fatores de valorização e depreciação

Dicas de aplicativos:

  • Guia Bolso: o personal trainer do seu dinheiro. Um excelente APP para você acompanhar seus gastos, todas as categorias de compra e hábitos são separadas. Assim, sendo muito fácil de visualizar e entender onde o seu dinheiro está sendo gasto.
  • Mobills: possui ferramentas de controle financeiro, além de poder programar contas pelo app, possui um layout muito simples e de fácil entendimento.
  • Organizze: um APP com as mesmas funcionalidades dos demais, porém, pode ser realizada metas, que auxilia ainda mais na separação das finanças e definição de objetivos, mostra o quanto a meta é alcançável e o quanto falta para realiza-la.
  • Google Sheets: é uma planilha muito simples e que pode ser utilizada em smartphones, e que pode ajudar a organizar suas finanças.
  • Minhas Economias: com o APP você pode gerenciar e planejar suas contas, cartões de crédito e financiamentos. Pode verificar todas as suas contas e receber alertas, além de poder categorizar todos os seus gastos, compreendendo cada um deles.

>> Como a tecnologia pode IMPACTAR SUAS VENDAS