2021 começa com aumento de negócios digitais no setor imobiliário.
O mercado imobiliário já mudou bastante no sentido de disponibilidade de anúncios no meio digital, o próximo passo é um processo 100% digital para venda ou locação.
Ao longo dos últimos cinco anos, diversas plataformas surgiram mudando a maneira como as pessoas começam buscam por um imóvel. Esse processo foi acelerado pela pandemia em 2020, o que fez o número de negócios fechados completamente on-line dispararem recentemente.
A mudança no comportamento do consumidor já vem migrando para o digital nos últimos anos, fazendo com que as empresas se desenvolvam além do meio físico, além de possibilitar o surgimento de empresas que já nasceram digitais e assim permanecem.
Mas afinal, quem compra digital?
Normalmente os que mais se interessam por essa modalidade são os investidores, um público que quer comprar para futura revenda ou locação. O processo mais rápido, seguro e transparente permite que o negócio seja fechado com maior segurança no ambiente digital.
O tipo de imóvel vendido dessa forma também tem um perfil, costuma ser menor, focado para uma pessoa ou um casal e por vezes têm maior rotatividade, esses costumam ser o foco dos investidores. Quando se procura um imóvel para morar as pessoas buscam algo maior, com mais cômodos, por isso, com menor rotatividade.
Entretanto, pessoas que já conhecem a residência, conhecem alguém que já morou no prédio ou escolhem por conta da localização também podem optar pela compra digital, sem visita presencial ao imóvel.
Mas a tendência é que as empresas do setor imobiliário tenham que se adaptar cada vez mais aos diferentes canais de contato com os clientes. Atendendo às diferentes demandas, adaptando-se ao atendimento presencial e on-line para dar conta de todos.
O futuro é 100% digital?
Ainda não dá para afirmar isso, mas é certo que as novas gerações estão cada vez mais integradas com as soluções digitais. Um caminho a ser seguido é a desburocratização da contratação de aluguel de maneira on-line. Ainda hoje esse processo possui diversos entraves.
Então, a saída para as empresas é oferecer atendimento focado em se aproximar dos clientes. Através de tour 360ª, chamadas de vídeo com o corretor, transparência no site com fornecimento de informações imprescindíveis, para assim conquistar a confiança do consumidor no processo.