texto com imagem descrevendo o conteúdo presente no artigo
Categorias:

Ética profissional: fator essencial no mercado imobiliário

Primeiramente, o que é ética?

Ética pode ser definida como um conjunto de valores e princípios que orientam o comportamento de um indivíduo dentro da sociedade. Ela está relacionada ao caráter, uma conduta genuinamente humana e enraizada, que vêm de dentro para fora.

Em uma sociedade é necessário que cada indivíduo pratique alguns comportamentos ligados à conduta ética para que haja o respeito com o bem-estar do outro. Dessa forma, a ética profissional é formada pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho no qual o indivíduo vive.

No mercado de trabalho a ética profissional é um dos critérios mais valorizados. O profissional que tem uma boa conduta no ambiente de trabalho pode garantir uma carreira de sucesso. Entretanto, a aplicação da ética no mercado profissional muitas vezes é relativa.

Ao tornar-se um corretor de imóveis, é dever conhecer o Código de Ética do Conselho Federal de Corretagem de Imóveis (COFECI). Esse código regulamenta o exercício da atividade de corretor de forma justa e correta, sendo dividido em 10 artigos do que é esperado do profissional dentro do setor imobiliário.

Por muitas vezes costumamos criticar atitudes políticas como as corrupções e na sociedade analisamos e julgamos comportamentos alheios. Porém, o que podemos fazer para melhorar o mercado imobiliário de forma justa e ética? E você, apresenta claramente as informações aos seus clientes?

Honestidade

Uma as principais características da ética é a honestidade. Ser claro e honesto com o cliente acerca de todas as informações. O corretor de imóveis não pode esconder problemas do imóvel, pois isso é antiético. Ele precisa se preocupar com o bem-estar do cliente e não omitir nada que possa vir a prejudica-lo no futuro. Ser transparente passa confiança, além de prestar um bom atendimento.

CONFIRA:  Dicas para reforçar sua rede de contatos

>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Não abandone clientes

Abandonar clientes durante o processo de venda vai contra a ética imobiliária. Fazendo isso, o corretor gera perda de tempo do cliente visto que ele estava à procura de um imóvel e o corretor o abandona. Tal prática transmite irresponsabilidade e incompetência.

Não roube clientes

Da mesma forma que abandonar clientes, rouba-los de outro corretor também é antiético. Então, sabendo que ele é cliente de um colega, não se deve tentar conquista-lo para si. Essa regra consta em outras profissões, como na advocacia, onde conta no processo a troca de advogado, tornando mais evidente o profissional antiético.

Seja um corretor responsável

Contudo, é de extrema importância que o corretor seja responsável, pontual e que atenda o cliente da melhor forma. Desse modo, o cliente vai perceber que o corretor é realmente um profissional ético. Esses detalhes fazem toda a diferença quando o cliente contrata o corretor. Ele espera que você seja realmente profissional, portanto, siga essas dicas e seja o melhor corretor de imóveis.

O corretor de imóveis é pautado por um código de ética, desse modo, colocá-lo em prática só depende de cada um. Assim, se cada corretor fizer sua parte, o mercado imobiliário se tornará cada vez mais justo e ético, passando mais credibilidade e segurança aos clientes.

>> Aluguel de temporada: tudo que o corretor deve saber