LGPD e mercado imobiliário.
Categorias:

A LGPD impulsionou o mercado imobiliário?

A implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem gerado muitas discussões e reflexões em diversos setores. No mercado imobiliário, não é diferente. A LGPD trouxe a necessidade de adaptação, mas também impulsionou a inovação e a orientação de soluções que auxiliam os corretores imobiliários em seu trabalho. 

Antes da LGPD

Primeiramente, antes da implementação da LGPD, o cenário do mercado foi marcado pela concessão do consentimento do titular dos dados, para a coleta e utilização das informações.

Com isso, bases de dados foram comercializadas, com milhares de informações sobre pessoas físicas, sem preocupação em avaliar as possibilidades de uso adequado das mesmas.

Mudanças necessárias após a LGPD

Certamente, com a implementação da lei, a segurança e privacidade das informações pessoais dos clientes tornaram-se prioridade. Corretores imobiliários lidam com uma quantidade significativa de dados sensíveis, como informações financeiras e pessoais dos clientes. 

Todavia, o setor imobiliário também precisa estar atento à abordagem do “interesse legítimo”. O uso das informações dos clientes deve ser restrito a propósitos legítimos, nos quais o titular dos dados (o cliente) autoriza o controlador (a imobiliária ou o corretor imobiliário).

Entendendo o “legítimo interesse”

Caracterizamos como conceito de legítimo interesse quando os dados estão sendo coletados para atividades que beneficiam e são do interesse do titular.

No contexto de uma imobiliária ou ação do corretor, é preciso coletar dados, como endereço, CPF, nome completo, entre outros, para a execução de contrato de compra ou aluguel de um imóvel. Nesse caso, o interesse legítimo se aplica, e a empresa estará em conformidade com a lei.

Outro bom exemplo é quando o cliente clica em “aceitar cookies” ou fornece essas informações em páginas de cadastro.

CONFIRA:  Clima perfeito para se tornar corretor de imóveis

Olhar atento para inovação

Assim, além de estabelecer regras mais rigorosas para a proteção de dados pessoais, a LGPD também impulsiona a inovação no mercado imobiliário. Sobretudo porque os profissionais tiveram que se adaptar e modernizar seus processos internos, sempre em busca de soluções tecnológicas que garantem o cumprimento das exigências da lei. Isso levou a uma maior valorização da segurança da informação e o desenvolvimento de plataformas e sistemas especializados. A adoção dessas tecnologias inovadoras fortaleceu a conformidade com a LGPD, e aprimorou a eficiência operacional e a experiência dos clientes.

Plataforma segura e nas diretrizes

A EEmovel Brokers se destaca como uma poderosa aliada para os corretores imobiliários que buscam trabalhar em conformidade com a LGPD. Portanto, como a maior plataforma de informações imobiliárias da América Latina, a plataforma investe em tecnologia avançada e práticas de segurança, o que garante a proteção e o tratamento adequado dos dados dos clientes.

Ou seja, corretores imobiliários têm acesso a uma plataforma confiável, que oferece recursos personalizados para a coleta, armazenamento e gerenciamento seguro das informações, de acordo com as diretrizes da LGPD. 

Agende uma demonstração com a EEmovel Brokers e descubra como mais de 30 milhões de anúncios ativos podem mudar a sua jornada no mercado imobiliário.