BIM representa transformação digital na construção.
Categorias:

BIM traz transformação digital para construção civil

Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção (BIM) é uma metodologia que unifica todos os processos da construção civil. É importante não confundir a BIM com um software, ela é um sistema que integra a gestão de informação. E para funcionar plenamente é necessária a integração entre os envolvidos nos diferentes projetos.

A BIM oferece redução de gastos, integração entre projetos, identificação de erros em fases iniciais, apoio para uma tomada de decisão assertiva, mais detalhamento no projeto, entre várias outras vantagens. Ela é capaz de melhorar todas as etapas se houver uma conexão verdadeira entre todos os setores.

No Brasil essa tecnologia vem ganhando força, especialmente depois do Decreto nº 10.306/20 assinado pelo Governo Federal. Ele tem como finalidade promover uma estratégia nacional de implantação da BIM. A expectativa é que em 2024 50% do PIB da construção civil use essa metodologia.

Já a partir de 2021 a BIM passou a ser utilizada nos projetos de arquitetura e engenharia de órgãos governamentais, de acordo com esse mesmo decreto.

A tecnologia BIM transforma toda a cadeia da construção civil e exige um amadurecimento das empresas no que diz respeito à transformação digital. Todas as etapas são agilizadas e o resultado final da obra melhora, pois problemas de percurso são evitados através da compatibilização dos projetos.

Esse ainda é um grande problema no setor que pode ser resolvido a partir da integração de projeto hidráulico e elétrico, por exemplo, com a digitalização das informações os erros não passam despercebidos.

A BIM reproduz digitalmente os dados estruturados de todo o planejamento do empreendimento, desde sua construção, através da equalização das variáveis. Esse sistema vem sendo discutido desde 1980, portanto ainda é recente.

CONFIRA:  Assinatura eletrônica: velocidade e mais segurança em contratos imobiliários

Sua implantação ainda encontra rejeição por conta da estrutura atual das empresas, que funcionam sem integração entre as áreas e se prendem a silos. Essa transformação permite que a metodologia BIM funcione garantindo menos gastos, maior agilidade e um retorno mais rápido, eliminando a necessidade de retrabalho.

Quando falamos em futuro da construção civil a BIM é o caminho. Ela garante chances de crescer no mercado com empreendimentos 100% integrados, desde o planejamento até a fase de conclusão da obra.