Location Intelligence para a expansão no varejo.
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Location Intelligence: o ponto-chave da expansão de negócios

Location Intelligence (inteligência geográfica de mercado) ou Geomarketing é essencial para apoiar a tomada de decisão na expansão de um negócio, principalmente no varejo. Trata-se de qualquer informação georreferenciada que permite a construção de estratégias efetivas para aumentar as vendas, reduzir custos e potencializar resultados.

“(…) qualquer tomada de decisão mercadológica, no varejo principalmente, tem seus reflexos no território e, portanto, este tem impacto nos negócios”

Davies, Ross. Marketing Geography. Londres, Metheun&Co Ltd. 1976.

A metodologia do Geomarketing teria surgido na década de 1930 nos Estados Unidos, a partir dos estudos do professor acadêmico William Applebaum com base na teoria do Lugar Central (Christaller, Walter) e teorias da Interação, como a Lei da Gravitação do Varejo (Reilly, William).

Location Intelligence consiste em analisar o potencial de um ponto comercial levando em conta o impacto sobre a rede que já existe, prospectando outras áreas para expansão com base na cobertura geográfica atual, áreas de influência e perfil do público. Essas análises confirmam se seu público está em determinado local, qual a faixa etária predominante em uma região, monitoramento de concorrentes, informações sobre deslocamento, entre outros.

Melhores resultados com a Location Intelligence

A coleta e análise desses dados georreferenciados permitem uma melhor compreensão das regiões onde uma empresa deseja expandir, dando maior segurança no momento de decidir o local em que vai abrir novas lojas. Essa inteligência geográfica obtida permite também que se descubram novos bairros e estados com potencial para trazer bom retorno para determinada empresa.

O varejo tem o grande desafio de encontrar novos estabelecimentos que garantam a geração de leads qualificados, trabalhar com uma visão geográfica gera melhores resultados. A noção espacial engloba informações detalhadas sobre as pessoas que vivem na região, seus hábitos de consumo, trabalho e lazer, renda per capita, etc., detalhes que permitem que o negócio não tenha surpresas após se estabelecer em um endereço.

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Para que essas estratégias sejam possíveis é preciso do Big Data, pois os dados sobre a localização dos usuários é o que as viabiliza.

Também é comum o uso do raio e isócronas na Location Intelligence. Raio é a medida que equivale a metade de uma circunferência, pode ser determinado a partir de um ponto central, como por exemplo o endereço escolhido, a um ponto qualquer da circunferência formada em torno dele. As isócronas avaliam uma mesma distância com foco no tempo (chronos) percorrido a partir de um certo ponto, usando como medida as horas ou minutos gastos.

Location é um software da EEmovel que permite a determinação de isócronas a partir de um endereço escolhido pelo usuário. A plataforma fornece a área de cobertura de um serviço de delivery, por exemplo, assim você pode obter, a partir do cruzamento de dados do nosso Data Lake, informações precisas para a expansão do seu negócio.

E essa é apenas uma das funcionalidades da Location. Para conhecer melhor esse software acesse aqui