Conheça as diferenças entre incorporadora, construtora e imobiliária.
Categorias:

Construtora x incorporadora x imobiliária: conheça as diferenças entre elas

Às vezes os papéis se confundem, mas esse texto vai explicar quais são os objetivos e obstáculos de cada uma.

Esses três tipos de empreendimentos se complementam no setor imobiliário. Muitas vezes podem ser confundidos por conta disso, mas esse texto procura deixar as coisas mais claras. Buscamos aqui esclarecer os papéis da incorporadora, construtora e imobiliária de acordo com as fases de que um imóvel passa até chegar às mãos do proprietário.

Primeiramente é importante destacar que apesar de terem suas similaridades cada uma tem responsabilidades diferentes e respondem a pessoas diferentes.

A incorporadora responde diretamente aos clientes por ser responsável pela parte de planejamento e viabilização da construção, isso quando se compra um imóvel na planta.

Já a construtora se compromete com os funcionários e são responsáveis pela materialização do projeto feito pela incorporadora. Por isso respondem também a incorporadora, no sentido de cumprir o que foi delimitado no projeto.

As imobiliárias têm o objetivo de encontrar imóveis que correspondam ao que os compradores ou locatários buscam, disponibilizando variedade e trabalhando para atender expectativas.

Os desafios de cada uma

Qualquer que seja o empreendimento haverá desafios mais comuns daquele ramo. Já que incorporadora, construtora e imobiliária atendem públicos diferentes, têm suas próprias responsabilidades e funções, enfrentando também problemas relacionados somente a eles.

Incorporadoras

É responsável pela contratação de fornecedores, que precisam ser de sua confiança para que o projeto tenha andamento como o previsto. Precisam ter bons dados e conhecimento de mercado para avaliar e reavaliar diversas vezes o mercado para que tenha sucesso nas vendas dos imóveis construídos. Afinal, muitas vezes é preciso vender projetos na planta para pagar o financiador que faz o empréstimo para a concretização do projeto.

CONFIRA:  Dicas para uma gestão imobiliária eficiente

Por ser a parte que mais corre riscos, também é a que tem maior margem de lucro. Uma boa solução é trabalhar com uma empresa de dados imobiliários, que fornece estudos a partir da coleta de dados, garantindo que seu investimento, que pode durar anos para sair do papel completamente, gere lucro ao fim.

Construtoras

São responsáveis pela contratação de profissionais qualificados e por cuidar da segurança dos mesmos, fornecendo EPIs e arcando com qualquer custo relacionado a eles. É responsável por colocar em prática o projeto da incorporadora, devendo executar as obras seguindo as especificações já determinadas.

Além de atestar a segurança da construção para que o prédio não tenha problemas físicos, precisa assegurar o cumprimento de prazos para a execução dentro do cronograma estabelecido.

Imobiliárias

Auxiliam o processo de tomada de decisão, intermediando a relação entre vendedor e comprador, ou a locação. Responsável por assegurar a documentação necessária para que esses procedimentos aconteçam. O desafio de uma imobiliária é ter um portfólio amplo, ser capaz de atender os desejos dos clientes, provocando a satisfação com o negócio.

As dificuldades estão relacionadas ao mercado cada vez mais digital, com ampliação de visitas virtuais aos imóveis, assinatura de contrato pela internet e divulgação de imóveis em diversos portais.

Agora que as diferenças estão mais claras, que tal conhecer as soluções que a EEmovel oferece para o mercado imobiliário?