Para vender mais, é essencial saber gerenciar uma lista de clientes de forma organizada. Ter uma cartela cheia de clientes não significa que terá sucesso de vendas, você deve saber administrar e estudar cada um de seus clientes.
Básico
Primeiramente, comece pelo básico, anote todas as informações necessárias inicialmente, como nome, número de telefone, e-mail, e você pode acrescentar redes sociais também. Saiba a data de nascimento do cliente, assim você poderá parabeniza-lo, criando um vínculo pessoal.
Ficha cadastral
De início, monte uma ficha para cada cliente e mantenha sempre atualizada, conheça suas características e seus gostos, anote tudo, assim você saberá exatamente o que oferecer-lhe.
Histórico de vendas
Faça uma lista dos imóveis, e então um histórico de suas vendas. Qual tipo de imóvel vende mais, e para qual público. Qual a cor preferida, tamanho, localização, um “dossiê” de todas as informações sobre suas vendas realizadas.
Use e abuse da tecnologia
Utilize a tecnologia a seu favor. Existem diversos programas e aplicativos que certamente podem te ajudar a organizar seus cliente e suas tarefas, como: Google Keep, Planilhas Google, Excel, Evernote, OneNote, Pipedrive, Trello e Todoist.
Plano de ação
Defina um plano de ação para uma situação de risco. Contudo, tenha uma estratégia caso algo não saia como esperado. Você deve saber o que fazer caso haja muita burocracia ao longo do processo, ou o cliente mude de ideia e decida não vender o imóvel. E se o cliente está prestes a se tornar inativo? ou se o financiamento não ser aprovado? Com toda a certeza, tenha sempre uma carta na manga.
Ter uma boa lista de clientes é de extrema importância, mas administra-la e atualiza-la corretamente é ainda mais essencial. A EEmovel te ajuda a otimizar seu tempo e a conquistar clientes de forma rápida e prática!