É necessário estar aberto a erros e aprendizados para conseguir concluir a transformação digital.
A transformação digital é um caminho para o digital, que precisa ser feito por empresas que incorporam novas tecnologias em seus processos e portanto também precisam adaptar suas culturas. Assim, para se tornar digital dependem das pessoas, de uma maneira inicial, e posteriormente das novas tecnologias.
Ela se divide em três fases:
- Digitização: transformar etapas analógicas em digitais;
- Digitalização: robotização de alguns processos tornando resultados exponenciais;
- Transformação digital: a etapa final, que se divide em várias etapas para conseguir contemplar os clientes, a operação, o modelo de negócio, segundo o MIT.
Como o mercado imobiliário se caracteriza por ser mais conservador nas transformações, podemos identificar uma resistência à transformação digital. O que se esquece ao adiar esses processos é que o digital já é o presente, já existem empresas também do setor imobiliário que nascem no mundo digital e, por isso, saem na frente em resultados.
Parte da resistência do mercado carrega a cultura da intolerância aos erros. Quanto mais cedo se internalizar que erros podem ser cometidos e são até bem-vindos em certas situações, mais rápido acontece a transformação digital.
A primeira mudança deve vir de como os erros são recebidos pela equipe, as pessoas precisam entender que compartilhar erros, entender seus motivos e fazer testes são as respostas corretas para desenvolver um produto final melhor.
Gerar uma cultura de feedbacks das entregas também é importante. Assim um projeto ágil pode acontecer. Projetos ágeis são mais práticos, têm maior grau de incerteza, precisam ser simples. Essas características fazem com que se valorizem outros pontos.
O “Manifesto Ágil” apresenta os seguintes valores e princípios:
- Indivíduos e interações, mais que processos e ferramentas;
- Software e funcionamento, mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente, mais que negociação e contrato;
- Responder às mudanças, mais que seguir um plano.
Agora você precisa pensar em como aplicar essas características ao seu negócio imobiliário. Tendo sempre em mente que a transformação digital coloca a experiência do cliente em primeiro lugar, assim é possível desenvolver produtos mais adaptados às demandas reais. Sua principal diferença é a inovação em resposta ao cliente.
Ao começar a tornar seu negócio digital também é preciso acompanhar a evolução das mudanças. Para isso existem diferentes níveis de maturidade digital. Ao atingir um maior nível de maturidade a empresa estará com avançada digitalmente no que diz respeito às pessoas e aos processos.