texto com imagem descrevendo o conteúdo presente no artigo
Categorias:

Dicas para sobreviver financeiramente ao coronavírus

No cenário em que nos encontramos atualmente, com o novo coronavírus, é necessário revisar as medidas que vem sendo tomadas tanto em relação ao trabalho, quanto financeiramente.

Com a interrupção do COVID-19 em muitos setores, é fundamental que saibamos como operar nesse momento, mantendo os negócios em perfeita atividade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você se manter bem financeiramente durante a pandemia.

>> Coronavírus: como ser produtivo no home office

Organização

Primeiramente, quando o assunto é finanças, umas das coisas mais importante é organização. Por isso, anotar e registrar tudo que se é gasto é fundamental. Saiba todas as movimentações financeiras que você realiza, faça com que isso se torne um hábito.

Para um profissional autônomo, organização, controle e acompanhamentos das atividade são essências, principalmente neste momento complicado. Além disso, uma ferramenta importante para um melhor controle são as planilhas, por isso, dedique um tempo a elas.

>> Home equity: modalidade de empréstimo

Reduza seu orçamento

Além da organização, otimizar seu orçamento é uma das primeiras medidas a serem adotadas nesse momento e que te ajudará a passar por essa pandemia de coronavírus numa boa. Faça uma lista das suas prioridades e descarte o que não dá pra ser utilizado nesse momento de quarentena e distanciamento social. Podemos usar a academia como exemplo.

Outro ponto que pode ser reduzido, mas apenas em casos mais extremos, é o pagamento de cartões de crédito e empréstimos, podendo ser pago apenas o mínimo. Assim, sobra uma grana para cobrir necessidades mais importantes, como aluguéis, alimentação, etc. Livre-se daquilo que não traz renda imediata. Se possui despesas que podem ser cortadas, faça isso.

CONFIRA:  Comunicação interna: dicas para imobiliárias

Fique atento aos valores pequenos

Normalmente, acabamos por não perceber os valores pequenos que gastamos ao longo do mês, porém, eles se somam no final, fazendo uma enorme diferença. Por isso, tente diminuir ou eliminar os gastos supérfluos e poupo este valor. Assim, como dito anteriormente, saiba quais são os gastos fixos e separe uma reserva.

Separe suas despesas pessoais das comerciais

Geralmente, muitos empreendedores costumam ter dificuldade em equilibrar as despesas pessoais das comerciais, pois as mantém na mesma conta, o que é um grande erro. Por isso, recomenda-se abrir uma conta diferentes para cada uma, assim, evitando se “atrapalhar” com todas no mesmo lugar.

Cuidado com suas economias emergenciais

Nesse momento de coronavírus, é preciso ter atenção, principalmente se você possui um dinheirinho guardado para casos de emergências. Pense e repense se essa é a melhor hora de usá-lo. Avalie suas despesas e caso necessite, não hesite em utilizar sua poupança.

Reorganize seus negócios

Utilize esse tempo para reorganizar sua empresa ou seus negócios, foque em meios digitais que possam facilitar o seu trabalho. Esse é o momento de sair do tradicional e migrar para o digital, determine quais serão os meios de contato com seus clientes, assim, mantendo o relacionamento sempre firme.

>> O que fazer para não desacelerar?