Comprar um imóvel é o sonho de vários brasileiros, sendo assim, o corretor deve ter o máximo de cuidado ao longo do processo de venda, principalmente na hora de avaliar um imóvel para que não ocorra erros.
O valor de um imóvel é determinado por diversos critérios, como por exemplo:
– Tempo: se está na planta, é novo ou usado;
– Condições: como se encontram as condições para moradia;
– Tamanho: quantidade de vagas e quartos, tamanho do m²;
– Localização: se o imóvel se encontra em um bom local, se o bairro é seguro;
– Segurança: um fator importantíssimo para avaliar, caso o imóvel ofereça ferramentas de segurança.
>>EEmovel Inteligência Imobiliária
Características do imóvel
Muitas vezes, um imóvel com uma boa localização, mas com características ruins, acaba tendo o seu valor diminuído. As propriedades antigas é um bom exemplo. Outro fator importante para avaliar é se o imóvel está na planta, é novo ou usado. Um imóvel novo nunca foi ocupado, então ele vale mais do que um imóvel que ainda está na planta ou já foi ocupado alguma vez.
O corretor deve avaliar o estado de conservação, pois mesmo que o imóvel seja antigo, ele pode ser muito bem conservado. Porém, uma propriedade nova, mas que já foi utilizada, pode estar muito mal cuidada e contendo diversos problemas.
Realizando alguns processos simples, o corretor pode constatar algumas coisas:
– Testar torneiras e descargas;
– Observar se há vazamentos;
– Verificar se as tomadas funcionam e também as luzes de todos os cômodos;
– Observe a pintura, se há descascamento de tinta;
– Verifique os pisos e cerâmicas, se não encontra-se com rachaduras;
– Teste janelas e portas, se todas funcionam corretamente sem nenhuma resistência.
Outra dica é analisar as ultimas contas de água e luz, para ver se ocorreu algum aumento repentino, isso indicaria um problema estrutural do imóvel.
>> COMO FAZER UM ANÚNCIO DE IMÓVEIS
Avaliar espaço
Outro ponto que o corretor deve avaliar é o espaço utilizado no imóvel, se ele foi usado de forma inteligente. Uma casa com espaço e distribuição correta dos cômodos pode valer mais do que uma propriedade no mesmo local, porém, com uma planta ruim. Além disso, conforto e praticidade contam muito na avaliação. Um imóvel perto de farmácias, supermercados, hospitais, escolas, etc, são relevantes à outros que ficam distantes desses locais.
Imóveis com bom acabamento, móveis planejados e equipamentos como ar-condicionado tendem a valer muito mais do que aqueles que não possuem. Por outro lado, se o imóvel for em condomínio, deve-se avaliar outros pontos como a área de lazer, academia, salão de festas e piscinas.
Como avaliar?
O melhor método para realizar uma avaliação é comparar os imóveis. O corretor deve levantar os pontos que valorizam o imóvel, e então comparar com os preços de imóveis similares.
Primeiramente, obtenha informações do mercado. Para isso, ferramentas da internet facilitam bastante no processo. Com a ferramenta da EEmovel “Busca Inteligente”, você encontra todos os imóveis para venda e locação em sua cidade em um único lugar. Assim, o corretor entende a necessidade do cliente, podendo pesquisar e fechar mais negócios.
Saiba qual é o preço médio do metro quadrado da região onde está localizado o imóvel, avalie a condição observando a infraestrutura, e não esqueça de conferir o valor do IPTU e se será preciso realizar reformas. Contudo, se o imóvel for um apartamento, avalie a estrutura do condomínio e o valor das taxas.
Verifique a documentação
Outro fator muito importante na avaliação, é pesquisar a documentação do imóvel e também do vendedor. Lembrando que, caso o imóvel seja um bem comum de um casal, ambos são proprietários, então os dois devem estar com a documentação correta.