Para o corretor de imóveis, conquistar o cliente é essencial, ainda mais em um mercado tão competitivo como o imobiliário. Dessa forma, é fundamental aprender a como melhorar o relacionamento com o cliente.
Com uma boa relação, o corretor consegue divulgadores espontâneos dos imóveis e serviços, além de manter o cliente engajado em todo o processo de negociação. Conheça seu cliente e os motivos pelos quais ele busca um imóvel, utilize estratégias de relacionamento para ajudar a fechar vendas ou garantir contatos.
Entenda seu cliente
Primeiramente, para aumentar o relacionamento com os clientes imobiliários é preciso compreender o comportamento deles, assim, fica mais fácil saber qual a melhor estratégia a ser adotada, e qual será mais eficiente para o potencial comprador.
Um bom corretor de imóveis deve apresentar a cada cliente informações e imóveis de acordo com suas necessidades, por isso, conhecendo seus desejos é possível estimular uma possível tomada de decisão.
Mas como saber o que seu cliente está buscando? É muito fácil, basta perguntar para ele. Diversos corretores não escutam o que seus clientes têm para dizer, assim, estraga todo o trabalho desde o início.
> 12 tipos de clientes: como reconhecer cada um deles (opens in a new tab)”>>> 12 tipos de clientes: como reconhecer cada um deles
Como já dito antes, cada consumidor é diferente, por isso, conheça os três básicos.
– clientes potenciais: os prospects buscam o seu serviço (imóveis), porém ainda não tem um relacionamento com a empresa. Portanto é preciso fidelizá-los;
– clientes conquistados: esses cliente já possuem um bom relacionamento com a empresa, por isso é necessário que seja mantido um contato contínuo e com trabalho de pós-venda e acompanhamento;
– clientes perdidos: esses são os consumidores que estão insatisfeitos. Portanto, o trabalho deve ser cuidadoso, buscando entender o motivo de sua decepção para depois tentar resolver o problema e reconquistá-lo.
Domine o mercado
O corretor de imóveis precisa ter o máximo de informação sobre os imóveis e regiões em que atua. Dessa forma, o corretor passa mais segurança para o cliente, além de poder oferecer as opções certas para cada prospect.
É essencial saber mais do que apenas o básico do imóvel, como número de quartos, garagens e metragem. Apresente uma consultoria para seu cliente, com diversas informações, sempre focando em seus interesses pessoais, para que se encaixe no que o cliente está em busca.
Adquirir um imóvel é um processo burocrático, sendo difícil para muitas pessoas leigas no assunto. Por isso, a presença de um corretor de móveis é essencial para ajudar em todos os processos. Assim, o profissional precisa dominar todos os assuntos e passar confiança e profissionalismo para os clientes, sabendo orientar e passar as informações corretas.
Marketing pessoal
Torne sua imagem atrativa e interessante. Uma boa imagem profissional faz toda a diferença para o relacionamento com o cliente, portanto, invista em treinamentos e cursos, melhore sua comunicação e tenha sempre cuidado com a higiene pessoal e no modo de vestir.
Cuidar da imagem pessoalmente e virtualmente é importante. Cuide do que se compartilha nas redes sociais, principalmente se o perfil for profissional. Seja proativo e esteja disposto a ajudar seu cliente, ser positivo e ter bom humor faz com que a relação se torne muito mais confortável.
Segmentação para
clientes
Ser um profissional organizado pode melhorar seu relacionamento com os clientes, e segmentar seus contatos é uma estratégia que permite o corretor de enviar os anúncios certos para cada grupo, de acordo com as preferências de cada um deles.
Pós venda
A
pós venda é um dos principais pontos para fidelizar o cliente, sendo uma ótima
estratégia para vender mais imóveis. Se o cliente foi bem atendido e ficou
satisfeito, ele pode indicar o corretor.
A indicação, ou propaganda boca a boca, acaba por oferecer segurança para um futuro cliente, visto que, nenhum amigo ou profissional iria indicar um péssimo profissional. Dessa forma, tem mais probabilidade dos clientes que chegam por indicação efetivarem a compra.
Grande parte das pessoas compram mais de um imóvel ao longo da vida, portanto, manter um bom relacionamento após a primeira venda pode garantir que o cliente procure o mesmo corretor futuramente. Assim, manter contato, ligando ou enviando uma mensagem perguntando sobre a nova moradia pode ser um diferencial.
A concorrência é grande no mercado imobiliário, por isso, se o corretor deseja realizar um bom trabalho é preciso fazer mais para poder se destacar. O ideal é estar sempre atualizado e por dentro de todas as ferramentas que possam vir a auxiliar o dia a dia de trabalho. Cultive sempre o bom relacionamento com os clientes, tenha comprometimento e responsabilidade.
Ser um profissional organizado pode melhorar seu relacionamento com os clientes, e segmentar seus contatos é uma estratégia que permite o corretor de enviar os anúncios certos para cada grupo, de acordo com as preferências de cada um deles.
Pós venda
A pós venda é um dos principais pontos para fidelizar o cliente, sendo uma ótima estratégia para vender mais imóveis. Se o cliente foi bem atendido e ficou satisfeito, ele pode indicar o corretor.
A indicação, ou propaganda boca a boca, acaba por oferecer segurança para um futuro cliente, visto que, nenhum amigo ou profissional iria indicar um péssimo profissional. Dessa forma, tem mais probabilidade dos clientes que chegam por indicação efetivarem a compra.
Grande parte das pessoas compram mais de um imóvel ao longo da vida, portanto, manter um bom relacionamento após a primeira venda pode garantir que o cliente procure o mesmo corretor futuramente. Assim, manter contato, ligando ou enviando uma mensagem perguntando sobre a nova moradia pode ser um diferencial.
A concorrência é grande no mercado imobiliário, por isso, se o corretor deseja realizar um bom trabalho é preciso fazer mais para poder se destacar. O ideal é estar sempre atualizado e por dentro de todas as ferramentas que possam vir a auxiliar o dia a dia de trabalho. Cultive sempre o bom relacionamento com os clientes, tenha comprometimento e responsabilidade.