Oportunidade para negociar aluguel comercial.
Categorias:

Redução no IGP-M permite renegociação de aluguel

A variação pode influenciar os preços da locação de imóveis.

Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve uma desaceleração no mês de agosto. O IGP-M é utilizado como referência para o reajuste de contratos de aluguel de imóveis, por exemplo.

Essa desaceleração do IGP-M foi consequência da queda das matérias-primas brutas, principalmente o minério de ferro, bovinos e leite in natura. O IGP-M é composto por outros subíndices, como o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

O IGP-M acumula em 12 meses alta de 31,12% e 16,51% neste ano. Se não fosse a crise hídrica, especialistas indicam que o índice teria desacelerado mais. Devido à influência que ocorre no IPA, índice baseado em culturas que são prejudicadas pela estiagem, como o milho e o café que registraram disparo nos preços.

Abertura para a negociação de contrato

Essa variação no IGP-M pode permitir a renegociação no aluguel dos imóveis. A redução dos preços de locação não costumam ser repassadas para o cliente final, mas o locatário que estiver atento, acompanhando o mercado e munido de dados do mercado poderá abrir o diálogo para negociar o aluguel ou até mesmo encontrar outro ponto mais em conta.

A Location é uma plataforma que reúne dados de imóveis comerciais. Com ela o locatário obtém os meios para a renegociação com o locador. A economia com um ponto bem localizado pode ser a chave do sucesso de uma expansão de negócio. Conheça melhor a Location e suas opções aqui.

CONFIRA:  Location Intelligence: o ponto-chave da expansão de negócios