reação do mercado imobiliário
Categorias:

Reação do Mercado Imobiliário Internacional

Em março, o tráfego de imóveis à venda no site Zillow diminuiu drasticamente. Visto que, esse foi o mês de início do surto de coronavírus nos EUA. Além disso, também quando as ordens de isolamento começaram a ser aplicadas no país, fechando efetivamente grande parte da economia. Porém, já em abril, esse tráfego de venda de imóveis já se recuperou a níveis surpreendentemente mais altos que em 2019.

Nos EUA, no começo de março o mercado imobiliário ainda estava ansioso pela iminente e movimentada temporada de compras da primavera. O setor imobiliário era bastante forte e o tráfego de pesquisa por imóveis à venda era mais alto do que na mesma época do ano anterior.

>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Queda do tráfego

Porém, a partir de 11 de março, a busca começou a cair. Foi quando a OMS classificou oficialmente o surto de coronavírus como uma pandemia global. Desse modo, o presidente Trump anunciou uma proibição de viagem para a Europa e a NBA cancelou o resto de sua temporada. Assim, já na outra semana, o tráfego para imóveis à venda na Zillow caiu quase um quinto em comparação com a mesma semana em 2019.

Entretanto, nem todo o mercado caiu em conjunto. Em outra região dos EUA, Seattle, onde começou os casos de transmissão comunitária do COVID-19, esse tráfego de imóveis para venda já estava baixo desde o mês anterior, fevereiro.

Contudo, Nova York é o estado que possui o maior surto da pandemia no país, sendo assim, sofreu as maiores quedas diárias do tráfego. E ainda vem sofrendo.

Recuperação

Boston e São Francisco também sofreram quedas bruscas, entretanto, São Francisco recuperou-se logo depois, na semana de 13 de abril o tráfego médio já era superior na mesma semana que em 2019.

CONFIRA:  Aprenda a impulsionar suas vendas

Diversas outras cidades passaram por quedas. Porém, a grande maioria se recuperou muito rapidamente. Assim, mesmo que o tráfego de imóveis para venda esteja baixo em algumas regiões em relação ao ano passado, a grande maioria se recuperou significativamente, tendo um aumento de 13% no mesmo período em relação a 2019.

>> Análise de Recuperação do Mercado Imobiliário Pós COVID-19

Por que está havendo um aumento?

Ainda não se sabe o motivo do aumento desse tráfego, contudo, pode ser por causa de compradores otimistas ou até mesmo pela quarentena em casa, que dá mais tempo para procurar imóveis e planejar uma mudança após as restrições.

Os primeiros dados divulgados sobre as vendas de imóveis mostram quedas de pedidos de compra de hipotecas em março. Uma explicação simples para isso poderia ser que esses compradores continuam observando o mercado juntamente com todos que vêm acompanhando a Zillow neste mês de abril.

Fonte: Zillow