O custo de aquisição de clientes é um indicador fundamental para qualquer negócio e com a sua imobiliária não é diferente. Saber quanto custa cada cliente pode ajudar a identificar oportunidades de melhorias e otimizar os investimentos em marketing e vendas, essa estratégia irá possibilitar que você entenda o que funciona ou não nas negociações.
Existe uma conta específica para o custo por cliente?
Para fazer o cálculo, é necessário somar todos os gastos envolvidos na aquisição de um novo lead. Isso inclui os custos de publicidade, os salários dos vendedores, os custos de infraestrutura, e muitos outros serviços. Coloque absolutamente tudo na ponta do lápis, não esqueça de nada. Cada detalhe é muito importante para entender melhor sobre o seu negócio.
Uma forma de calcular o custo por cliente é dividir o total dos investimentos em marketing e vendas pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Por exemplo, se uma imobiliária investiu R $10.000 em marketing e vendas e conquistou 50 novos clientes no mesmo período, o custo por cliente seria de R$200,00.
Conforme explicamos, a conta parece bem simples, não é mesmo? Mas, é importante salientar que essa facilidade acontecerá apenas se você alinhar estratégias com expectativas. De nada adianta você investir valores altíssimos se você divulga para o público errado. Além disso, é a partir dessa soma que você terá uma informação importantíssima: o custo por captação.
Captar é diferente de vender
Captar e vender imóveis são duas atividades distintas no mercado imobiliário. Enquanto a captação envolve a busca por imóveis disponíveis para venda ou locação, a venda é o processo de comercialização desses imóveis.
A captação requer habilidades de prospecção e negociação, além de conhecimento do mercado e das necessidades dos clientes. Já a venda envolve a apresentação do imóvel de forma atrativa e persuasiva, além de habilidades de negociação para fechar o negócio.
Ambas as atividades são importantes para o sucesso no mercado imobiliário, mas é preciso saber diferenciá-las e desenvolver habilidades específicas para cada uma delas. Um bom corretor de imóveis deve ser capaz de equilibrar essas duas atividades para atender as necessidades dos clientes e alcançar resultados positivos.
Qual a importância do cálculo para a imobiliária?
Ao entender os custos envolvidos em cada negociação, a imobiliária pode tomar decisões mais precisas e rentáveis, aumentando sua lucratividade e sua competitividade no mercado. Ou seja, conhecer o custo de cada cliente é uma vantagem estratégica que toda imobiliária deve buscar, essa será a base para o seu crescimento no mercado.
Mas, é importante lembrar que o custo pode variar de acordo com o tipo de cliente e a estratégia de marketing utilizada. Clientes que já conhecem a marca e retornam para fazer novos negócios costumam ter um custo menor do que aqueles que ainda não conhecem a empresa.
Para saber mais sobre como calcular esses custos para a sua imobiliária, recomendamos consultar fontes especializadas e com informações precisas, a EEmovel Brokers é um exemplo. Essa é a maior base de informações da América Latina e garante mais de 450 milhões de dados do mercado nacional.
Falando assim, parece que são números expressivos demais e que não vão fazer a diferença no seu negócio local, não é mesmo? Mas, a partir dessa grande concentração de dados, você pode mapear com mais precisão a sua região e entender sobre a atuação do setor imobiliário na sua cidade.
É possível mapear a concorrência, entender o gap de serviços, analisar pontos que precisam ser melhorados e, principalmente, calcular com mais profundidade o custo de cada campanha de marketing, para evitar gastos além do necessário.
De acordo com pesquisa feita pela própria EEmovel Brokers, ao fazer uso da plataforma, você pode aumentar até 30% das suas captações.
Melhore o desempenho do seu negócio, calcule exatamente o custo por cliente da sua imobiliária e cresça em parceria com a EEmovel.
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