Categorias:

Permuta de imóveis: o que é e como fazer

A permuta de imóveis é muito utilizada quando existe o desejo de mudar de casa ou apartamento. Essa prática, se utilizada com a ajuda de corretores e imobiliárias, pode ser uma ótima opção para adquirir um imóvel.

Para que uma pessoa consiga realizar a troca de imóveis, é necessário seguir alguns passos para que tudo ocorra da forma correta, evitando futuros problemas.

Ao longo desse artigo, vamos explicar o conceito de permuta e como ela funciona. Além disso, falaremos sobre a permuta de imóveis financiados e como é o contrato de troca de imóvel. Assim, você saberá como auxiliar melhor seus clientes ao decorrer do processo de venda.

O que é permuta de imóveis?

Fazer a permuta de um imóvel é basicamente realizar a troca de bens de valor equivalente, no caso, os imóveis com mesmo valor de venda. Essa troca pode ser feita com casas, apartamentos, terrenos, imóveis comercias, entre outros.

Porém, para essa troca acontecer, as duas partes precisam estar de acordo em relação ao valor dos imóveis a serem trocados. Mas, caso o valor dos imóveis não seja igual, ainda pode ser feito a torna. Torna é o ato de igualar o valor da permuta de imóveis através de pagamento em dinheiro, quando um imóvel possui valor inferior ao outro.

Desse modo, para que a troca seja realizada, é necessário que a parte que comprará o imóvel com maior valor pague o restante com dinheiro, para que iguale o valor da troca de imóveis.

É possível realizar a permuta com um terreno sem construção por uma propriedade já construída. Por exemplo, uma pessoa que vende um terreno onde será construído prédios residenciais, pode pegar apartamentos em troca.

CONFIRA:  Vistoria de imóveis: tudo que você precisa saber!

Quais as condições desse tipo de transação?

A permuta é uma transação comercial que possui segurança jurídica, assim, ela é reconhecida como um processo legal.

Desse modo, deve haver uma avaliação dos compradores para o valor de cada imóvel a ser fixado. Essa negociação pode ser bastante complicada, pois normalmente o comprador quer trocar um imóvel de menor valor para ter condições de pagamento facilitadas e o preço final abatido.

> EEmovel Inteligência Imobiliária <

Permuta de imóveis financiados

Fazer uma permuta de imóveis financiados não é tão simples, é um processo delicado e complicado, pois se uma pessoa adquiriu o imóvel por meio de um financiamento da Caixa, por exemplo, o valor financiado é a garantia ao banco de que o imóvel será realmente quitado.

É bem difícil conseguir realizar esse tipo de permuta, pois se o imóvel está financiado significa que ele não está totalmente pago. Mas para que o financiamento possa ocorrer, é necessário que a outra pessoa esteja de acordo, já que será ela que assumirá o financiamento. É necessário consultar as instituições financeiras, pois cada uma possui um tipo de regulamento para a permuta de imóveis.

Como funciona o contrato?

Para ser feito o contrato são necessários documentos que provam que a permuta foi realizada de forma correta e legal. Antes de assinar o contrato, as partes precisam estar de acordo sobre tudo, além de pagar a escritura.

Desse modo, o contrato de permuta precisa ser realizado por meio de escritura pública. Deve conter no contrato as datas de entrega dos imóveis e explícito quem pagará os impostos necessários.

E a comissão do corretor?

A permuta é um processo um pouco mais complexo, podendo ser encaixado duas negociações em uma mesma operação. Sendo assim, normalmente são os dois interessados na troca que pagam a comissão do corretor, logo, em uma única negociação os ganhos serão maiores.

CONFIRA:  Imóveis: fatores de valorização e depreciação

Contudo, a permuta de imóveis é uma saída para o cliente que não deseja financiar e passar por toda a burocracia do processo de venda de um imóvel, pois mesmo que a troca seja complexa, é um processo mais simples. É importante também fazer uma boa avaliação do imóvel do cliente, pois é necessário que seja realizada uma troca justa.

Sabendo tudo sobre a permuta de imóveis e entendendo como funciona o contrato e todas os principais pontos, é mais uma opção de serviço para apresentar ao cliente, sempre com muita clareza e de acordo com as leis.

>> Tudo que você precisa saber sobre vistoria de imóveis