Nomadismo digital cria nova relação com imóvel.
Categorias:

O Nomadismo Digital criou uma nova relação com o lar?

Nossa relação com o trabalho e com a casa ganhou novas alternativas.

O nomadismo digital define uma pessoa que não cria raízes em um local apenas, já que pode trabalhar através da internet ele escolhe viver em diferentes localizações do globo. Aproveitando as novas possibilidades profissionais, com mais trabalhos remotos disponíveis, assim como a possibilidade de viver como freelancer, sem um contrato fixo com apenas uma empresa, esse meio de vida explora diferentes regiões com estadias curtas.

O nomadismo digital é um estilo de vida que busca associar o turismo, viagens para novos lugares, com o trabalho remoto. Permitindo que se trabalhe de qualquer lugar com acesso a internet. Essa nova maneira de existir no mundo, sem fixar raízes, pode ser uma marca da nova geração.

Os jovens adultos atualmente demoram mais a se casar e ter filhos, ou optam por nenhum dos dois. Também é possível constatar uma maior vontade de encontrar um significado para o trabalho, não simplesmente pagar as contas e tentar viajar uma vez ao ano. O jovem escolhe a liberdade de viver aventuras a qualquer dia da semana.

A grande facilidade em viajar também permite a ampliação do conhecimento, com o aprendizado de novas línguas, pessoas, culturas, que podem auxiliar também na carreira. Afinal tudo o que aprendemos/ vivenciamos nos encaminha para novas experiências, abre outras portas.

Ocupar espaços por períodos curtos

A pandemia impulsionou o crescimento do nomadismo digital, conceito que passou a ser compreendido por um prisma mais positivo. Com a adaptação forçada ao trabalho remoto e ao home office, as empresas e os trabalhadores passaram a compreender melhor os benefícios desses modelos de trabalho.

Mesmo que não seja uma condição possível ou sequer positiva para todas as realidades, algumas funções podem ainda se beneficiar imensamente do nomadismo digital. Quando se trata do trabalho com horário flexível, por exemplo, o fuso horário não pesa tanto e pode ainda favorecer a produção. Porque o trabalho da equipe em horários complementares ao invés de um horário em comum para toda a equipe, cria uma sequência de atividades e também permite o atendimento por 24 horas ao dia sem sobrecarga, por exemplo.

CONFIRA:  Futuro do mercado imobiliário no pós-pandemia

O nomadismo digital finalmente se estabeleceu como uma alternativa possível para quem deseja contratos curtos de locação, com contratos mais flexíveis e com alta rotatividade. Essa nova maneira de se relacionar com o lar, um lar temporário, mas que se constitui em casa e local de trabalho ao mesmo tempo, assim como um pouso para uma viagem turística.

Esse estilo de vida também impulsiona o turismo nas cidades, permitindo que investidores mantenham imóveis apenas para locações por curto períodos. É também a abertura para novos negócios surgirem, com ambientes projetados para esse tipo de público, com preços adaptados, que podem gerar bastante rentabilidade.