Altas nos lançamentos e vendas continuam a impulsionar o mercado imobiliário.
O primeiro trimestre de 2021 confirma a sequência de bons resultados do mercado imobiliário, que obteve aumento de lançamentos de imóveis em 39%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Dando seguimento aos números de 2020, que são considerados os melhores desde 2014.
E de acordo com o Indicador Abrainc-Fipe, os três primeiros semestres do ano também registraram aumento de 21% nas vendas. O indicador ainda aponta tendência de alta dos preços dos imóveis lançados, já que o custo da inflação da construção civil, que chegou a 14,62% em maio, começará a ser repassado no valor das unidades.
Mudança no perfil do comprador imobiliário residencial
No primeiro trimestre também foram identificadas mudanças no tipo de residência mais procurada. Os lançamentos de Médio e Alto Padrão (MAP) tiveram alta de 65%, já no segmento Casa Verde Amarela (CVA) os lançamentos subiram em 30,6%, nesse primeiro trimestre.
Uma construtora e incorporadora de São Paulo acabou mudando seus planos de construção no estado, após perceber uma mudança no perfil dos compradores residenciais. Identificando uma demanda por unidades maiores, além de compactos com localização próxima de mercados e empreendimentos de lazer.
Essa mudança é justificada pelas mudanças de rotina que a pandemia provocou, segundo o gerente comercial. Ao passarem mais tempo em casa, as pessoas viram a necessidade de morar em espaços mais bem localizados, que permitam deslocamentos curtos.