O COVID-19 vem impactando muitas pessoas e áreas, principalmente o setor econômico. Dessa forma, muitas compras e vendas de imóveis estão sendo afetados. São diversos lugares fechados indefinidamente, e o estilo de vida em casa está se tornando cada dia mais normal e necessário para a nossa saúde. Além disso, muitos proprietários de imóveis, que antes gostavam dos ambientes reduzidos e pequenos, já pensam em ampliar os cômodos para tornar mais confortável esse tempo em casa.
Dessa forma, confira algumas mudanças que encontraremos no setor imobiliário.
Múltiplas gerações
Já tem um tempo que as famílias multigeracionais vêm se tornando destaque, e com o novo coronavírus, essa tendência só aumentou. A economia afeta diversos fatores de nossas vidas, como emprego, faculdade, projetos, aposentadorias, entre outros, e com o cenário atual, podemos ver mudanças nas famílias. Muitas pessoas passaram a se preocupar mais com os pais idosos e outras pessoas da família que se encontram no grupo de risco, assim, procurando propriedades mais adequadas para viver no momento.
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Mudança no estilo de vida
Por outro lado, outra mudança que pode ser muito significativa após o COVID-19, é o nosso estilo de vida. Muitas aulas e empregos virtuais podem se tornar permanente, mais pessoas podem preferir estudar em casa, além disso, toda a população estará mais consciente sobre cuidados com higiene para tudo que vem de fora de nossas casas. Dessa forma, muitos clientes podem preferir imóveis maiores, com detalhes importantes como os seguintes:
- Escritórios em casa;
- Hall de entrada com muito espaço de armazenamento (por exemplo, para deixar sapatos);
- Garagens;
- Muitas varandas;
- Vários banheiros;
- Mudanças de condomínios e residências urbanas para residências unifamiliares (locais mais afastados dos núcleos urbanos e das grandes aglomerações).
Relacionamentos afetados
Com a quarentena, casais estão passando muito mais tempo junto, e infelizmente, alguns acreditam que o dia a dia com a agenda lotada de afazeres era a única coisa que os mantinha juntos ainda. Por isso, é muito provável que ocorra divórcios e separações pós COVID-19.
Entretanto, existe também o lado positivo, onde alguns relacionamentos de longa distância estão ficando ainda mais juntos e nunca mais querem se separar, logo, pode haver casamentos e compras de casas no futuro. E lembrando que, em casa e com mais tempo livre, virão os baby’s boom COVID-19, que exigirá casas maiores para se adequar ao aumento da família.
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Mais locações
Infelizmente já vem ocorrendo muitas demissões e afastamentos de trabalho, e assim, isso deve resultar em um aumento por imóveis para alugar. Portanto, o aluguel deve ser um segmento do setor imobiliário que deverá ter um aumento significativo por um bom tempo.
Esteja preparado para todas as mudanças
O corretor de imóveis precisa estar preparado para atender todas essas mudanças. Por isso, é importante ir em busca de treinamentos sobre vendas, especializações em imóveis, entre outros. Buscar conhecimento nesse momento é fundamental para o pós-COVID.
Além disso, talvez seja necessário alterar seu marketing pessoal e se adequar ao cenário para atender as necessidades de todos os futuros clientes. Crie conteúdo específico para esse momento e invista no marketing digital.
Converse com familiares, amigos e colegas de profissão, esteja por dentro de tudo que vem acontecendo no mercado imobiliário e em como o coronavírus está afetando esse setor. Receba insights que podem te ajudar a prever o caminho que o mercado imobiliário está seguindo, além de conhecer outros setores com novos serviços que você pode se dedicar.
Invista nas locações
Muitos corretores não gostam e não trabalham com locações, mas como citado anteriormente, os alugueis provavelmente aumentaram ao longo do tempo. Por isso, as locações podem ser uma boa fonte de renda, assim, busque otimizar o processo de localização de candidatos que se qualificam para os imóveis.
Contudo, não podemos prever o futuro e saber com convicção como estará o mercado imobiliário. Entretanto, já podemos ter uma noção com alguns fatores que vêm sendo apresentados. Assim, o que resta é sempre manter-se atualizado com cursos e treinamentos, além de estar em contato com os clientes para compreender suas reais necessidades e apresentar as melhores soluções.