No mundo todo, diversas pessoas estão ansiosas para voltar a sua rotina normal. Como resultado da atual pandemia do COVID-19, muitos estabelecimentos, escolas e instituições foram fechados, negócios devastados, viagens aéreas canceladas, gerando desemprego em vários países.
Por isso, conforme avançamos e seguimos com os cuidados e isolamentos, precisamos nos atentar ao nosso setor. Dessa forma, corretores imobiliários precisam estar preparados para trabalhar de forma mais inteligente, para que possam compreender e saber lidar com as mudanças e com o novo público que encontraremos.
Com toda essa crise do COVID-19, já podemos ver mudanças significativas no mercado imobiliário. Portanto, é necessário admitir que nada será como era antes. Desse modo, confira algumas dicas para manter seus negócios na ativa mesmo nesse cenário tão conturbado.
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Seja um corretor confiável
Apresente ao cliente seu conhecimento na área e sua capacidade de fornecer uma importante orientação imobiliária. O corretor precisa se representar para o cliente como uma pessoa confiável, que pode oferecer os melhores conselhos durante o processo de transação imobiliária.
O corretor de imóveis é o especialista, é a pessoa que encontrará as melhores soluções no mercado atual, e o cliente em potencial precisa saber disso. Mostre seu know-how para resolver qualquer empecilho que apareça durante a transação.
Esteja atualizado sobre o mercado atual
Como citamos acima, é essencial estar por dentro do mercado imobiliário atual. Os clientes pedirão informações sobre o desempenho do setor, e é fundamental que o corretor esteja atualizado, tanto sobre sua região, quanto sobre o mercado global.
Assim, esteja bem informado sobre as tendências de imóveis vendidos nos últimos dois meses em comparação com o ano anterior e a direção que o mercado está seguindo.
Saiba sobre todas as taxas de juros e impostos sobre a propriedade, os últimos projetos de construção e propostas de novos empreendimentos que ainda devem ser lançados ou que estão atrasados por causa da pandemia.
>> Reação do Mercado Imobiliário Internacional
Saiba se comunicar com o seu cliente
Uma das maiores reclamações vinda dos consumidores é: falta de comunicação. A ausência de uma boa e clara comunicação com o cliente pode fazer com que a negociação vá por água abaixo. Por isso, é muito importante que o corretor, logo no início do relacionamento, já deixe definido como será a comunicação entre eles.
O coronavírus está deixando todo mundo um pouco mais ansioso do que o normal. Portanto, para os clientes vendedores, você pode ajudar a aliviar sua angústia, mantendo-os informados e dando feedback de possíveis compradores, condições de mercado, vendas de propriedades comparáveis etc.
Já os clientes compradores desejam que o corretor explique claramente como planeja mostrar-lhes imóveis, além de informá-los sobre como as inspeções, avaliações e fechamento de uma transação são tratadas durante as restrições de distância social que ainda estão em vigor.
Esteja mais disposto
Que tal se disponibilizar aos clientes? Ofereça ajuda com alguma necessidade específica que ele possa ter durante a quarentena. Ir ao mercado ou até a farmácia, alguns atos de bondade são ótimas maneiras de mostrar que está disposto a ajudar indo além do esperado.
Talvez seu cliente tenha desistido de manter o processo de negociação no momento, por isso, estando disposto, quem sabe no futuro eles lembrem de você ou encontrem alguém que necessite de um serviço imobiliário.