Vender um terreno não é tão simples como negociar apartamentos e casas. Antes de mais nada, o processo demanda muitas questões burocráticas e o corretor de imóveis precisa estar atento sobre o que pode ou não ser construído nos terrenos. Ao longo deste artigo, vamos te ajudar com algumas dicas para a venda bem sucedida de terrenos.
Primeiramente, o processo de venda de um terreno requer uma série de etapas que precisam ser seguidas, pois de acordo com as leis de construção civil, o terreno para ser vendido, precisa ser legalizado.
Além disso, o corretor deve estar atento aos valores presentes no mercado, sempre ligado nos concorrentes e em suas ofertas.
Mantenha-o limpo
O terreno, assim como qualquer outro imóvel, precisa estar limpo e bem cuidado. Pois, caso contrário, o cliente pode não se interessar. Fora os problemas que a sujeira pode causar, como atrair mosquitos e animais, gerando uma imagem ruim para a imobiliária e ao dono do terreno.
– EEmovel Inteligência Imobiliária
Qual a diferença entre lote e terreno?
O terreno é um pedaço de terra reservado para construção, ele é vendido inteiro. Porém, o que acontece muitas vezes é que esses pedaços de terra são divididos em várias partes, e cada parte é um lote. Os lotes são vendidos separadamente, como por exemplo as casas geminadas ou condomínios residenciais.
Estude a região
Estude e conheça a região está localizado. Visite a vizinhança, saiba quais tipos de construções podem ser realizadas no local. Para obter essas informações, visite a prefeitura municipal e conheça o Plano Diretor e o zoneamento da região.
Pesquise o histórico do terreno
Verifique desde quando os vendedores são proprietários, e quantas pessoas já foram donas, se existe um inventário e se o terreno fica localizado em uma reserva florestal. Assim, você fica a par das situações legais do terreno, evitando empecilhos para você e para seu cliente.
Prepare uma boa apresentação
Para obter êxito nas vendas, é necessário montar uma boa apresentação. Então, deve conter todas as informações sobre o terreno, imagens e mapas da localização geográfica, incluindo também as características da vizinhança e outros pontos que possam interessar o cliente.
Invista na divulgação
Contudo, divulgue nos meios tradicionais, instalando placas de vendas, folders, jornais, e também nos meios virtuais, sites e redes sociais. Assim, o corretor consegue manter um contato mais frequente com o cliente, podendo vender com agilidade o processo de venda.