Mantendo resultados positivos neste ano, o setor é um dos que puxa a retomada econômica.
Recordes registrados em 2021 já consolidam previsões para o setor, que vem crescendo mesmo durante a pandemia. Os bons resultados vêm refletindo nos lançamentos, vendas, expansão e vagas de emprego.
Levantamento divulgado pelo IBGE em primeiro de setembro aponta o crescimento de 2,7% do PIB da construção civil no 2º trimestre de 2021 em comparação ao anterior. Tornando-se um dos setores com uma das maiores altas.
Esse cenário positivo acontece devido a diversas facilidades disponibilizadas por instituições financeiras, como os juros baixos. Motivos que também influenciaram o recorde de contratações de crédito imobiliário na história da Caixa Econômica Federal, registrado em julho deste ano.
A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) mostra que nos últimos 12 meses, até o mês de julho, o financiamento com recursos da poupança chegou a R$ 185,6 bilhões, com aumento de 100% em relação ao mesmo período anterior.
Resultados do setor impulsionam mercado de trabalho
O impacto desse crescimento da construção civil é a contratação de mais profissionais. Muitos projetos não pararam durante a crise sanitária, parte das obras foram consideradas essenciais e ficaram paradas por menos tempo.
Um retorno que toda a sociedade está precisando para a economia. Com crescimento de 1,2% do PIB no primeiro trimestre deste ano, o Brasil voltou ao patamar pré-pandêmico, registrado no fim de 2019. Mas ainda tem muito para recuperar, diante de uma crise sanitária ainda em curso.