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Comunicação interna: dicas para imobiliárias

Geralmente, o que mais encontramos em artigos imobiliários é sobre como conquistar a atenção do cliente e estimular vendas, comunicação externa, entre empresa e cliente. Entretanto, não podemos focar apenas na comunicação externa, mas também na comunicação interna que é muito importante, voltada para os colaboradores. É importante trabalhar os canais internos de comunicação da empresa, mantendo o ritmo da equipe e o planejamento de trabalho em dia.

Comunicação Interna

É essencial manter a equipe conectada para que ocorra uma boa comunicação dentro da imobiliária. A empresa deve ter noção de qual é sua missão, seus valores, o que deseja como objetivo e resultado. A comunicação interna pode ser vista como uma estratégia de relacionamento com os colaboradores ou com uma área em específico da imobiliária, assim, basicamente são ações afim de engajar funcionários, passando informações relevantes, alinhando os colaboradores aos objetivos da empresa.

Ela existe na maioria das empresas, entretanto, muitas vezes não é administrada corretamente, gerando muitos problemas para a imobiliária. Dessa forma, manter os colaboradores engajados com os objetivos da imobiliária garante resultados positivos, aumentando as vendas e a produtividade de todos.

Com a comunicação interna, o ambiente de trabalho torna-se melhor, gerando boa comunicação entre os colegas e boas trocas de informações. Por outro lado, uma comunicação ruim pode gerar diminuição da produtividade da equipe, falhas em atingir objetivos, perda de clientes, além de colaboradores tentados a sair da empresa.

Contudo, isso pode ser evitado se a equipe estiver motivada. Os funcionários gostam de serem ouvidos, de mostrar suas opiniões, por isso, escute os colaboradores e tente resolver seus questionamentos.

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Confira algumas dicas para melhorar a comunicação interna da sua imobiliária:

Utilize os canais corretos de comunicação

Primeiramente, planeje e defina metas que se alinhem aos objetivos da imobiliária. Dessa forma, existem diversas ferramentas além do e-mail corporativo e WhatsApp que podem ser usufruídas na comunicação interna. Normalmente apenas um tipo de comunicação não é o suficiente, é preciso conhecer outros canais e testa-los.

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Definindo as metas você saberá o que é mais importante na imobiliária. Portanto, aumente a satisfação dos funcionários, diminua o turnover (desligamento de funcionários) da empresa, aumente o alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa, melhore a participação dos funcionários nos eventos da empresa, e claro, aumente o índice de metas alcançadas por funcionário ou equipe.

Boa comunicação

É muito importante ter uma boa comunicação, aberta e transparente com a equipe. Comunique sobre as novidades, peça opiniões, esteja disposto a ouvi-los. Essas práticas evitam ruídos na comunicação, fofocas, e problemas na equipe.

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Pesquisas internas

É essencial conhecer os assuntos que envolvem a imobiliária, assim, realize pesquisas internas periodicamente. Faça algumas dessas perguntas à si mesmo:

  • Sente-se bem informado na imobiliária?
  • Quais assuntos gostaria de saber mais?
  • A partir das respostas dos colaboradores, você está à frente das reais necessidades?
  • Quem é o seu público interno?

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Dê voz aos colaboradores

Um bom líder tem o dever de escutar seus colaboradores, principalmente quando eles têm um feedback para passar. Se o funcionário está querendo te falar sobre os problemas que vêm ocorrendo, é porque algo está errado. Logo, comece a analisar e definir estratégias para resolve-los. Seja ético e assuma os erros, sempre tentando soluciona-los da melhor forma possível, trazendo bem-estar para sua equipe.

Em todas as empresas a comunicação é muito importante, saber emitir informações e ouvir as opiniões é essencial para o sucesso da imobiliária. Dê espaço para que os colaboradores expressem suas ideias, valorizando-o no mesmo nível que o cliente, buscando compreender suas dificuldades.

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