Atualmente, a tecnologia é indispensável no dia a dia dos brasileiros, então não é novidade que a computação gráfica já está presente em diversos mercados, e claro que o setor imobiliário não ficaria de fora.
Portanto, saber utilizar a computação gráfica pode ser uma ferramenta essencial de marketing para divulgar e vender novos empreendimentos, antes mesmo da obra ficar pronta. No mercado imobiliário essa ferramenta é utilizada de diversas formas, como em tours virtuais até em maquetes digitais. Por meio de um modelo 3D é possível criar um cenário real, o que auxilia a visualizar os ambientes, tornando mais próximo da realidade um imóvel que ainda está em construção.
ArchViz, é o nome da técnica que une arquitetura e visualização, sendo basicamente a construção de maquetes eletrônicas. Porém, além das maquetes, as imagens ilustrativas das plantas e dos ambientes decorados também podem ser muito realistas e próximas do resultado final da construção. Dessa forma, as publicações de anúncio e publicidade gráfica são mais reais para quem deseja mais detalhes sobre o imóvel, tornando a experiência do cliente melhor e conquistando mais atenção.
>> EEmovel Inteligência Imobiliária
Tour Virtual
Por outro lado, outra ferramenta utilizada no mercado imobiliário é o tour virtual. Esse recurso exibe uma captação completa do ambiente, permitindo que o usuário navegue pelos cômodos do imóvel. Arrastando a imagem para qualquer ângulo, o cliente consegue uma visualização 360º do ambiente, fazendo com que as descrições feitas pela construtora ou imobiliária sejam mais realistas.
A computação gráfica auxilia tanto o corretor, na hora de mostrar o empreendimento, quanto o comprador a tomar uma decisão. Assim, por meio do virtual é possível que o corretor envie uma amostra do imóvel, permitindo uma visita a qualquer momento e quantas vezes o cliente desejar, podendo compartilhar os detalhes do empreendimento com outras pessoas.
>> 9 filmes que todo corretor de imóveis precisa assistir
Futuro
O mercado já aposta no uso da realidade virtual, que é uma combinação do que citamos acima. Dessa forma, entrar no ambiente do empreendimento que ainda nem começou a ser construído é já é algo que acontece. A realidade virtual garante, por meio de óculos especiais, a imersão no ambiente desejado, além de interagir com elementos do mesmo modo que são inseridos em um jogo, por exemplo. Essa ferramenta pode ser utilizada para o lançamento de novos empreendimentos, em feiras, eventos imobiliários e demonstrações dos imóveis que uma imobiliária pode oferecer.