A internet, possui um papel fundamental na experiência de compra das pessoas. Estima-se que 80% dos compradores de imóveis estão utilizando a internet para orientar seu processo de tomada de decisão e que os canais online já fazem parte de 56% do processo de decisão dos clientes do segmento imobiliário.
Nesse contexto, uma das ferramentas que podem oferecer essa interação diferenciada é o atendimento online. Assim, os clientes podem otimizar o seu tempo, realizando pesquisas sobre imóveis e contando com o auxílio de um corretor enquanto realizam outras tarefas. O atendimento online permite o contato com diversos clientes simultaneamente, o que não é possível fazer em um atendimento via telefone, por exemplo. Dessa forma, a experiência de compra torna-se muito mais rápida, proativa e interativa.
O atendimento online vai desde o chat que aparece no site, por meio de uma janela com uma mensagem no estilo “posso ajudar?”, até diferentes aplicativos e programas que ajudarão no processo de venda. Entre eles, destacam-se:
- Evernote: possibilita criar notas, organizar lembretes, escanear fotos, gravar mensagens e guardar informações a respeito dos clientes e dos imóveis;
- Foursquare: rede social que possibilita oferecer dicas a respeito dos locais visitados. Os corretores podem estimular os clientes a visitar o imóvel, tendo em vista o interesse despertado a partir dos locais interessantes que se situam no bairro. Se o cliente quiser saber, por exemplo, quais as opções de escolas e supermercados nas imediações, o corretor poderá oferecer prontamente essa informação consultando o aplicativo;
- Magic Plan: é uma trena digital que permite que o corretor colete e apresente dados com muito mais agilidade e em tempo real.