É cada vez mais importante tomar decisões apoiadas nas oportunidades que a tecnologia oferece.
Funcionários responsáveis pela coleta de dados e organização de relatórios podem otimizar esses processos através de ferramentas. Dessa maneira, esses funcionários ficam livres para executar outras atividades mais conectadas a geração de valor. Assim, a análise de dados ganha agilidade possibilitando a tomada de decisões estratégicas.
Mesmo com essas vantagens a gestão continua sendo realizada muitas vezes seguindo o instinto de diretores e gerentes. Entretanto, com o aumento dos players disputando um espaço no mundo digital em que vivemos esse tipo de modelo não resiste à competição.
Vantagens de basear a tomada de decisão em dados
- Decisões mais eficazes que geram menos gastos;
- Possibilita uma análise preditiva melhorando a competitividade;
- Agilidade para os processos de pesquisa e análise;
- Aumenta o conhecimento do cliente e das oportunidades de venda.
Empresas que baseiam suas decisões em dados têm melhores resultados
Segundo dados da BI-Survey, cerca de 60% das empresas de alto desempenho no mundo, hoje, baseiam suas decisões em dados, utilizando diversas ferramentas para coletar e analisar informações acerca de seus clientes, mercado de atuação e concorrentes.
Por isso, não se pode ignorar que quanto mais a tecnologia avança mais dados são gerados e podem ser utilizados em benefício do negócio. É importante encontrar ferramentas que sejam capazes de coletá-los, organizá-los e padronizá-los, obtendo o valor real deles.
O relatório “The data-powered enterprise: Why organizations must strengthen their data mastery” (em tradução livre: “Empresa movida a dados: Porque organizações devem fortalecer seu domínio de dados”), da Campgemini Research Institute, revela que empresas guiadas por dados chegam a obter 70% mais receita por funcionário e geram 22% mais lucros.
Esse estudo, feito em agosto de 2020, também revela que apesar desses resultados menos de 40% das organizações usam insights a partir de dados para gerar valor e produzir inovação. O relatório destaca que é essencial que as empresas dominem os dados para a tomada de decisões estratégicas se quiserem acompanhar o mercado.