texto com imagem descrevendo o conteúdo presente no artigo
Categorias:

Áreas do mercado imobiliário: qual se especializar?

Atualmente, no mercado imobiliário, existem diversas possibilidades de negócios. Dessa forma, muitas vezes, mesmo havendo diversas oportunidades os corretores acabam não sabendo em qual focar, e acabam por perder um belo negócio.

Portanto, focando em um nicho específico e se especializando torna-se mais fácil obter mais resultados. Assim, definir um nicho pode auxiliar o corretor de imóveis a concentrar seus esforços nas áreas em que pode ter mais êxito. E um erro que é comum acontecer é o corretor querer todos os tipos de imóveis, acabando por não conseguir vender nenhum.

Por outro lado, independente de qual nicho o corretor escolher, o retorno financeiro pode ser alto, desde negócios que rendem muita comissão até os que rendem pouco. A seguir, você confere alguns nichos que podem ajudar a compreender melhor o mercado e também suas escolhas.

Compra e venda de imóveis usados

Esse é o nicho mais explorado pelos corretores e imobiliárias, já que imóveis usados são os mais negociados no mercado imobiliário. A compra e venda de imóveis prontos, aqueles vendidos por proprietários, podem ser um nicho de especialização, gerando muita lucratividade.

O corretor que escolher essa área, pode dedicar-se à venda de imóveis residenciais ou apenas os comerciais. Explorar uma área específica da cidade ou um tipo específico de imóvel em um bairro exclusivo pode ser muito vantajoso.

>> ABC do corretor: dicionário imobiliário

Administração de imóveis, locação ou condomínios

Diferente das outras áreas, esta acaba por ser mais gerencial, onde o corretor tem o trabalho constante com rotinas definidas. Dessa forma, o retorno financeiro é certo, sendo diferente da compra e venda onde o retorno acaba vindo por meio da comissão apenas quando vende. Nesse nicho, o corretor receber mensalmente um percentual do aluguel, portanto, se houver muitos aluguéis pode ser o equivalente a uma comissão de venda mensalmente. Esta área é recomendada para os corretores que são mais organizados e gostam do trabalho gerencial.

CONFIRA:  RGI, matrícula e averbação de construção: entenda o conceito

Avaliação de imóveis

Este é o nicho que está expandido no mercado imobiliário, já que em um contexto jurídico é necessário para saber o valor dos imóveis e seu real estado estrutural. Nos últimos anos houveram muitas discussões entre engenheiros e corretores sobre quem poderia trabalhar com avaliação. Porém, atualmente, está consolidado na jurisprudência nacional a autorização para o corretor de imóveis atuar em avaliação, dessa forma, abrindo uma nova área de atuação.

A avaliação de um imóvel só tem validade se realizada por um perito, diplomado pelo CRECI e com atuação sendo reconhecida pelo órgão por pelo menos 2 anos. O Avaliador recebe pelos laudos produzidos de acordo com seu conhecimento técnico, sendo disponibilizado para empresas e pessoas que precisam destas informações para a conclusão da venda ou para inventário. Caso a avaliação seja produzida de outra forma, ela não será legalmente validada.

>> 2020: seja o melhor corretor de imóveis

Venda de terrenos para incorporações imobiliárias

Por outro lado, outra área que se expandiu nos últimos anos foi a especialização em venda de terrenos pra incorporações imobiliárias. Existe muita demanda de construtoras pela aquisição dessas áreas, porém, são poucos os corretores de imóveis que se especializam apenas nesse nicho.

Esses corretores possuem a capacidade de materializar a visão de uma casa construída, assim, esse corretor pode garantir uma carreira consolidada, vendendo bem em todas as épocas do ano.

Contudo, existe os corretores especializados em lançamentos, imóveis prontos, e aqueles que trabalham bem em todas as áreas. Dessa forma, ser corretor de imóveis é sempre uma ótima oportunidade.

>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Advogado Imobiliário

Geralmente o advogado especialista em ações imobiliárias é um profissional muito requisitado. Ele permite a segurança nos contratos e também sabe lidar com as situações onde é necessário a intervenção de um advogado imobiliário. Montar um escritório com esta especialização ou atuar em uma imobiliária ou construtora que internalizam este tipo de serviço são as maneiras de trabalhar com direito imobiliário.

CONFIRA:  Sustentabilidade no setor imobiliário

Especialista em Prospecção

Quem se especializa nesse nicho deve ir em busca de imóveis de acordo com as características determinadas por construtoras e incorporadoras. Desse modo, é mais fácil encontrar profissionais que atuam na área de loteamentos, onde é necessário encontrar uma grande área para a construção de novos empreendimentos e também, conhecimento sobre as leis relacionadas a ocupação do solo nos municípios de atuação. Assim como o corretor de imóveis, o prospector recebe sua comissão sobre o valor total do negócio fechado.

Contudo, todas os nichos apresentados necessitam que o profissional seja credenciado ao CRECI e atue legalmente. O corretor de imóveis credenciado possui diversas habilidades como um profissional habilitado da área, porém, nem todas as pessoas que possuem essa habilidade têm a competência para atuar.

>> Marketing imobiliário: como montar estratégias