Crescimento de lançamentos continua em 2021.
As incorporadoras continuam registrando alta de lançamentos neste segundo trimestre de 2021. Depois de um período de espera no ano passado, o setor continua registrando crescimento no Brasil. Tendência que acompanha o bom desempenho da construção civil e do mercado imobiliário.
Os Indicadores Abrainc-Fipe, resultado de parceria entre a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), reúnem informações de 18 empresas associadas com atuação concentrada na região Sudeste. Os dados demonstram que os lançamentos feitos em 2020 somam 37.844, já o primeiro semestre de 2021 registrou 61.199 lançamentos, um aumento de 61,71%.
A pandemia impulsionou a busca por imóveis maiores, já que as famílias começaram a passar mais tempo em casa. Já a crise sanitária e econômica criou um cenário de instabilidade que fez com que investidores voltassem para os imóveis, conhecidos por serem mais estáveis e seguros.
O presidente da Abrainc, Luiz França, analisou os resultados em entrevista dessa maneira: “Ninguém esperava que o mercado imobiliário teria o comportamento que teve na pandemia. Foi uma surpresa muito grande para economistas, empresários e investidores”.
A classificação do setor da construção civil como “serviço essencial” durante as restrições nos piores momentos da pandemia também contribuiu para os resultados. Assim como a oferta de juros baixos para o financiamento imobiliário, feita por instituições financeiras.
Um dos destaques dos lançamentos foram os imóveis do programa Casa Verde e Amarela. O estímulo do Governo Federal durante este período manteve o alto número de lançamentos e também sua ampliação.