Antes de mais nada, o corretor de imóveis possui a responsabilidade de realizar adequadamente as transações de venda e locação de imóveis, além de auxiliar os clientes e prestar consultoria sobre as principais informações. O objetivo principal é fazer a mediação entre o comprador e o vendedor, auxiliando ele a encontrar o imóvel certo e que supra todas as suas necessidades.
A profissão de corretor de imóveis é bem diferente das demais, pois é composta por um complexo processo de venda, com muita burocracia e documentação jurídica envolvida. Porém, essa profissão requer certas exigências para que exercida de forma ética.
O que é CRECI?
Primeiramente, existe dois órgãos que regulamentam o exercício da profissão do Corretor de Imóveis, sendo eles, o COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, e o CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, que compõem o sistema COFECI-CRECI. Ambos possuem uma relação de grande proximidade, e cada um com sua importância.
O Conselho Regional de Corretor de Imóveis (CRECI), é o órgão responsável por fiscalizar as atividades exercidas pelos corretores e por imobiliárias, garantido que as transações sejam realizadas de forma correta. O CRECI possui personalidade jurídica, assim, atrelado ao ministério do trabalho, porém, possui autonomia administrativa. Dessa forma, o órgão pode cumprir as missões de regulamentação e mediar as transações dos corretores.
O CRECI, regulamenta a relação entre os corretores e os imóveis. Violar os direitos, ser negligente ou imprudente, omissão involuntária ou qualquer dano causado a pessoas, até mesmo dano moral, são atos ilícitos que podem fazer o corretor ser condenado judicialmente, trazendo proteção aos clientes prejudicados.
Dessa forma, o CRECI oferece organização e disciplina, garantindo que o corretor exerça sua profissão conforme as leis, fiscalizando todos os processos de tramite monetário e documental, assim, evitando erros ou possíveis irregularidades que podem vir a causar danos a compradores ou vendedores.
>> EEmovel Inteligência Imobiliária
Como conseguir o CRECI
Primeiramente, para tirar o CRECI o corretor precisa investir em um curso técnico na área de transações imobiliárias (duração mínima de 10 a 12 meses). Desse modo, caso queira se aprofundar ainda mais na profissão, o corretor pode realizar o curso de Ciências Imobiliárias (duração de quatro anos) ou Gestão Imobiliária (duração de dois anos).
Vale lembrar que se você ainda não é um corretor de imóveis, precisa se certificar que o curso que você deseja realizar é autorizado pelo CRECI do seu estado.
Estágio
Ao decorrer do curso, é necessário se informar sobre as exigências para a formação, sendo uma delas o estágio (o qual a carga horária é um requisito indispensável para obter o diploma). Para registrar o estágio, é preciso solicitar no site do CRECI e protocolar no órgão mais próximo do domicílio do requerente.
Nesse período de curso, muitos não levam a sério e acham os curso e estágio entediante, porém, é uma ótima forma de testar e ver se a profissão é o esperado, além de ser uma excelente oportunidade de networking, fazer contatos e conseguir dicas com profissionais experientes do setor.
No mercado imobiliário é importantíssimo desenvolver uma rede de contatos ativos, dessa forma, converse com pessoas influentes e que poderam auxiliar em um negócio futuro.
Dois tipos de CRECI
Existe o CRECI para pessoas físicas e jurídicas. O primeiro serve para corretores que atuam como pessoa física, de forma autônoma ou como um associado de uma imobiliária.
Já o CRECI jurídico é utilizado para quem deseja abrir uma imobiliária. Não é necessário que todos os sócios tenham o registro, mas pelo menos um deles deve ter, e assim, ser responsável pela imobiliária.
Por fim, invista no seu trabalho e se esforce, faça cursos que aumentem seu conhecimento na área e trabalhe seu marketing pessoal, sempre cuidando da sua imagem. Além disso, esteja atendo ao CRECI da sua região, eles oferecem diversos benefícios como cursos e palestras.
Contudo, ser corretor de imóveis é para quem gosta de desafios e para quem não tem medo de ser responsável pelo sonho de tantas pessoas. Por isso, seja persistente e exerça a profissão com entusiasmo e ética!