Você já ouviu falar do termo “fintech”? Essas empresas inovadoras estão sacudindo o mercado financeiro nos últimos anos, trazendo soluções revolucionárias para problemas antigos e que exigiam soluções ultra tradicionais. No setor imobiliário as fintechs tem feito a diferença porque tendem a facilitar negociações e tornar tanto a vida do corretor, quanto do cliente muito mais práticas.
O que são fintechs?
Fintech é a abreviação de financial technology, traduzindo: tecnologia financeira. O termo é usado para descrever startups e empresas que desenvolvem produtos financeiros de forma 100% digital, diferenciando-se das empresas tradicionais do setor justamente por isso.
As fintechs podem oferecer uma ampla gama de soluções, como cartões de crédito, contas digitais, cartões de débito, empréstimos, seguros e outros serviços.
A principal característica das fintechs é a possibilidade de os clientes controlarem todos os produtos por meio não tradicionais, eliminando a necessidade de visitar uma agência bancária ou corretora.
E você sabe como esse novo modelo de empresa pode mudar a forma de fazer avaliações de imóveis?
Um novo modelo de avaliação
A avaliação de imóveis costumava ser um processo demorado, caro e muitas vezes impreciso. Afinal, os métodos tradicionais se baseavam em inspeções físicas, que dependiam da disponibilidade e da expertise dos avaliadores, e frequentemente levavam semanas para serem concluídos. Além disso, essas estimativas não levavam em conta a vasta quantidade de dados disponíveis atualmente, principalmente dados comparativos.
Como a revolução acontece?
Uma das principais estratégias utilizadas pelas fintechs para um saldo positivo de negociações é a avaliação de imóveis de forma digital, desse modo, a finctech confia nos serviços de plataformas de informações imobiliárias para oferecer mais agilidade no processo de negociação de crédito. As ferramentas possibilitam fazer avaliações expressas de apartamentos, casas, salas comerciais e muitos outros em poucos minutos.
Essas plataformas podem oferecer estimativas mais precisas e atualizadas, eliminando a necessidade de inspeções físicas demoradas. Isso não apenas agiliza o processo, mas também ajuda a evitar erros e imprecisões frequentemente presentes nas estimativas tradicionais. O que vale ressaltar é que nesse caso, a tecnologia trabalha em dose dupla, para oferecer mais rapidez para a empresa, e um laudo mais seguro, baseado no cruzamento de informações, ao dono do imóvel.
Mais inclusão na negociação de crédito imobiliário
Uma das maiores vantagens trazidas pelas fintechs que se apoiam na avaliação de imóveis é a maior inclusão e transparência no mercado imobiliário. Sobretudo ao utilizar métodos de avaliação mais acessíveis e rápidos, as fintechs estão permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso a crédito. Isso é especialmente benéfico para aqueles que não se enquadram nos critérios tradicionais de avaliação, abrindo portas para um mercado mais diversificado e inclusivo.
Assim como as fintechs vão desbravando caminhos em um setor até então estagnado, a EEmovel Valuation faz o mesmo. Desse modo, com o uso de tecnologias inovadoras, a plataforma muda a forma como as pessoas compram, alugam e investem.
Tudo que existe de mais completo na procura de amostras para avaliações você encontra em um só lugar, resumindo bem os benefícios da tecnologia para ambos os setores.
Se você quer saber mais sobre como a EEmovel Valuation faz a diferença no mercado de avaliação de imóveis, entre em contato com nossos profissionais e agende uma rápida demonstração.