Entender como um cliente enxerga o trabalho do corretor é um passo importante para fechar futuros negócios, apesar disto, muitas vezes é uma etapa negligenciada pelos profissionais. A partir de uma simples pesquisa é possível identificar pontos fortes e também fracos, que podem ser melhorados para outras negociações. Para conhecer cada um destes aspectos, preparamos 3 passos para fazer pesquisa de satisfação com o cliente.
Passo 1
Elabore um questionário simples e objetivo. Isso não significa que deve fazer poucas perguntas, mas elas devem ser elaboradas de maneira objetiva, direta e curta. Claro, não exagere na quantidade de questões, faça apenas aquelas que são realmente necessárias. Tenha estratégia.
É imprescindível que as perguntas sejam claras e não gerem dúvida. Caso contrário, podem dar espaço para respostas dúbias, o que o que pode dificultar a sua interpretação a partir da resposta do cliente. Evite respostas simples demais, como “sim” e “não”, mas também tome cuidado ao abrir espaço para que o cliente dê respostas muito longas e profundas.
Passo 2
Envie a pesquisa quando encerrar a negociação. O melhor momento para enviar a sua pesquisa é ao final de um contrato, isto porque o a memória do cliente ainda está fresca, o atendimento e todo o processo de venda ainda são recentes, é mais fácil responder com às questões com precisão e rapidez. Facilite esta etapa para o cliente e o faça entender a importância de colaborar.
Passo 3
É hora da ação, de colocar as melhorias em prática. Não basta conhecer suas fraquezas e pontos fortes, é preciso mudar aquilo que pode ser melhorado. Com as respostas em mãos, você saberá exatamente o que pode fazer para ter ainda mais sucesso em futuras negociações.
Aproveite as dicas e faça pesquisa de satisfação com o seu cliente!