Lojas físicas e escritórios voltam aos espaços físicos durante valorização do aluguel de imóveis comerciais.
A atual conjuntura do mercado indica vantagens para investidores que pretendem lucrar com o aluguel de imóveis comerciais. No mês de agosto o índice FipeZap registrou aumento médio no valor do aluguel, enquanto o valor de venda manteve estabilidade.
A recuperação do mercado de imóveis comerciais parece ter começado a caminhar. Com a redução das restrições mais severas da pandemia, diante da aceleração da vacinação contra a Covid-19, os profissionais estão voltando ao modelo presencial em alguns casos, pelo menos de maneira parcial.
Essa movimentação de retorno às salas e conjuntos comerciais vem acompanhada da valorização nos preços. O Índice FipeZap Comercial monitora a variação dos valores de venda e aluguel de imóveis comerciais em 10 cidades, e registrou no último mês de agosto uma elevação do preço médio de locação em +0,28%.
Por outro lado, o valor médio de venda do seguimento variou em +0,04%, sem grande impacto. No acumulado do ano de 2021, na verdade, o valor médio da venda registrado pelo índice FipeZap apresentou ligeira redução de -0,15%. Na contramão, o acumulado da média do aluguel registra alta de +1,33% no ano.
Investir no aluguel de imóveis comerciais vale a pena?
No mês de agosto o FipeZap registrou que o valor médio do m² de imóveis comerciais anunciados para venda nas 10 cidades R$ 8.398/m². Enquanto que os para locação tiveram preço médio de R$ 37,52/m².
Então, a resposta para esta pergunta é: sim! Há maior rentabilidade desse investimento, se comparado com a rentabilidade do aluguel para fim residencial. O retorno médio do aluguel comercial medido no mês de agosto, usando a medida de um ano, é de 5,49% ao ano, enquanto que no caso residencial ficou em 4,61% ao ano.