Big Data no mercado imobiliário.
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As vantagens do Big Data no mercado imobiliário

Essa tecnologia pode impactar todos os processos do setor, incluindo o marketing.

O volume de dados disponíveis na internet só cresce a cada dia. Alguns setores do mercado brasileiro já se adiantaram e vivem a cultura de dados plenamente. O mercado brasileiro já se beneficiou do Big Data com o surgimento de diversos unicórnios nos últimos anos.

Já o setor imobiliário é mais tradicional, por isso costuma demorar a se atualizar. Esse ramo é mais conservador e normalmente não saí na vanguarda, prefere esperar que os avanços tecnológicos se estabeleçam antes de usufruir deles.

Entretanto, isso pode ser um erro grave neste caso. O Big Data tem muito potencial para alavancar os negócios com baixo custo também no setor imobiliário. Seja para incorporadoras, construtoras, imobiliárias e corretores, todos podem se beneficiar de suas vantagens.

Como usar o Big Data no setor imobiliário?

Os dados vêm crescendo cada vez mais e para conseguir captar essa quantidade é necessário que o processo seja automatizado. A raspagem de dados, que consiste em extrair de maneira automática dados disponibilizados na internet, é o caminho para dar conta dessas informações.

Também é importante usar softwares que sejam capazes de extrair valor desses dados, não basta apenas captá-los, a inteligência imobiliária é a chave. Outra vantagem da automação é a eliminação de erros.

Quanto mais informação sobre o seu negócio, mais você pode melhorar seus processos. A interpretação correta dos dados baseada no seu plano de negócio possibilita a análise histórica com geração de uma previsão de riscos e oportunidades futuras, criando assim uma valiosa vantagem competitiva.

Profissionais especializados em avaliação de imóveis são beneficiados com resultados mais precisos. Os avaliadores são capazes de fazer análises mercadológicas, ter acesso ao histórico de transações, informações sobre o consumo do perfil de cliente que deseja atingir.

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Com esses dados em mãos eles podem calcular o valor médio do aluguel ou preço de venda em determinado bairro de maneira mais certeira, baseando-se nas características do imóvel, da região, do momento atual do mercado, do perfil de cliente, entre outros.

Associação do Big Data a outras tecnologias

O Big Data também pode ser um grande aliado das estratégias de marketing. Com as informações coletadas a partir de interações é possível montar anúncios personalizados para o lead. Dessa forma se produz algo mais refinado com a adição de processos baseados no comportamento de busca.

Essa tecnologia pode influenciar positivamente o trabalho dos corretores imobiliários, que podem simplificar a busca de imóveis, melhorar a captação, reduzir custos e atender as expectativas dos compradores ou locatários de maneira mais segura.

A inteligência gerada a partir da coleta e análise dos dados também influencia a relação com os clientes. Com o Business Intelligence (BI) é possível integrar várias fontes de dados para conseguir extrair insights.

Já o Customer Relationship Management (CRM) reúne informações sobre os clientes a partir de suas interações, preferências, em qual parte da jornada ele se encontra. Essa ferramenta é capaz de alimentar softwares de análise de dados.

A partir do uso dessas tecnologias se pode adaptar a abordagem de atendimento, redesenhar o roteiro de apresentação de imóvel, trabalhar para entender seu público e atendê-lo da maneira que ele deseja ser atendido.

A EEmovel já utiliza Big Data desenvolvendo soluções adaptadas às necessidades atuais, com a reunião de informações disponíveis on-line, cruzamento de informações, pensamento analítico e respostas 100% baseadas em dados.