A região vem registrando resultados positivos desde o ano passado.
O Nordeste vem se destacando no setor imobiliário, com valorização dos preços médios por m² desde 2020. O Índice Fipezap, responsável por monitorar 50 cidades brasileiras em relação à venda de imóveis residenciais, registrou crescimento de 1,59% nos valores em 2021 e variação positiva de 4,36% nos últimos 12 meses, até o mês de junho.
Entre as cidades nordestinas monitoradas pelo índice, Maceió e João Pessoa vêm em valorização contínua nos últimos 12 meses, com aumento de R$ 715,00 e R$ 383,00 respectivamente. Já Recife, Fortaleza e Salvador oscilaram, mas retomaram a subida de valores nos últimos meses.
Recife registrou queda com recuperação dos preços a partir de março deste ano e diferença de R$ 309,00, de junho de 2020 a junho deste ano. Fortaleza voltou a demonstrar valorização do m² em dezembro de 2020, com valor médio tendo subido R$ 267,00 desde junho do ano passado. Salvador voltou a ter alta de valores um pouco antes, em setembro de 2020, com valorização de R$ 224,00 nos últimos 12 meses.
Visualização de oportunidade de negócio
A EEmovel soube visualizar essas tendências no mercado imobiliário da região Nordeste, com um trabalho de análise em sua base de dados, desenvolvendo um projeto de construção adequada para o momento de valorização.
Em parceria firmada com a Construtora Tropical a EEmovel desenvolveu um produto para uma área com pouco desenvolvimento urbano na Paraíba. Cabedelo é um município da Região Metropolitana de João Pessoa, muito conhecido por suas praias e, por conta disso, um lugar mais voltado para o turismo.
Com uma análise a partir do nosso Data Lake foi desenvolvido um produto ideal para a região. Foram analisados aspectos como a performance histórica de vendas da região, demandas, estoque disponível na cidade, público-alvo e capacidade de pagamento dos moradores em bairros próximos.
Foi feita uma simulação com mais de 100.000 probabilidades usando algoritmos de variação de cenário. A partir da análise de todas essas informações foi verificada uma tendência de horizontalização dos imóveis naquela região.
Com este resultado foram firmadas parcerias para desenhar as questões conceituais do produto, junto a um escritório de arquitetura e uma imobiliária local. Todo o processo foi feito de forma on-line, utilizando a análise de dados e o enriquecimento dessas informações.
Assim nasceu um empreendimento 100% baseado em dados. O resultado foi a reserva de mais de 30% das unidades colocadas à venda enquanto o projeto ainda estava passando pela finalização. Esse exemplo prático prova que vale a pena buscar conhecimento, trabalhar com dados e investir em inteligência de mercado.