Existem importantes ferramentas que auxiliam o corretor de imóveis a se comunicar com seus clientes online, principalmente durante a pandemia. Por isso, é fundamental saber em quais canais investir seu tempo e como apresentar conteúdos relevantes em cada um deles.
As redes sociais são essenciais para quem está em busca de um novo imóvel, elas são capazes de mostrar de antemão cada detalhe de uma casa ou apartamento. Desse modo, muitos corretores já vêm usufruindo do Facebook e Instagram para compartilhar imagens e vídeos.
Entretanto, em tempos como esse o corretor deve saber quais canais utilizar e onde encontrará sua liderança no mercado, montando estratégicas específicas, mantendo uma presença online controlada e sempre atualizada.
O Facebook já é uma rede muito utilizada no setor imobiliário e conhecida pelos corretores, visto que, ela é um dos canais mais propícios para o compartilhamento de conteúdo escrito. Assim, sendo muito favorável para uma conexão com clientes em potencial.
Comparando o Facebook com o Instagram, podemos dizer que o conteúdo proposto no primeiro é muito mais voltado para os negócios e finanças, já no Instagram encontramos mais marketing comercial.
>> EEmovel <<
O Instagram também se tornou uma rede muito conhecida entre os corretores. Por isso, uma dica para a utilização da mesma é misturar postagens pessoais e profissionais, colocando hashtags e alcançando outros públicos.
Assim, o corretor pode montar uma espécie de planejamento, uma grade de postagens, seguindo desde algum hobbie, algo pessoal, ou uma notícia sobre o mercado imobiliário (coloque fontes confiáveis), links para publicações sobre o setor ou artigos relevantes podem interessar quem busca um imóvel. Além disso, destaque também seus colegas, uma parceria por exemplo.
TikTok
Os canais tradicionais não são as únicas redes que o corretor pode utilizar para divulgar seus imóveis. Com a pandemia, o TikTok se tornou uma rede muito popular para compartilhar vídeos, principalmente entre a galera mais jovem. Esta rede é mais aberta a imagens autênticas e naturais, assim, é possível criar vídeos com imagens dos imóveis juntamente com músicas populares do momento. Assim, promovendo não apenas as propriedades, mas o estilo de vida luxuoso por exemplo.
É importante que os corretores mantenham um fluxo de postagens, estejam sempre conectados com clientes em potencial e forneçam conteúdo de qualidade sobre o mercado imobiliário.
>> Saiba o que levar de positivo após o COVID-19
YouTube
Compradores e vendedores podem não intencionalmente começar suas pesquisas por imóveis em canais como o YouTube. Porém, muitos se encontram nessa rede, e é por isso que o YouTube é uma plataforma importante para se manter ativo enquanto você coloca bons vídeos dos seus imóveis nos feeds de seus clientes.
Portanto, mantenha ativo um canal no YouTube e compartilhe seus vídeos também em outras redes sociais das quais costuma estar presente, ou em e-mails marketing e campanhas. Mesmo sem um grande número de visualizações diretas, seu canal do YouTube é um repositório eficaz de conteúdo de vídeo que pode ser incorporado em outro lugar.
Dicas:
Verifique seus perfis
É importante que o corretor mantenha todas as informações iguais em todos os seus perfis. Quando o Google vê informações conflitantes sobre você em diferentes contas, é menos provável que você exiba seus detalhes. O algoritmo do Google odeia dados conflitantes, além disso, é importante que os clientes vejam consistência nas plataformas também.
Quando as pessoas são indicadas para você, é bem provável que elas pesquisem seu nome online para ver o que encontram. O conteúdo encontrado pode fortalecer o desejo de ter você como corretor ou então, afastá-lo completamente. Assim, caso tenha um conteúdo desatualizado em perfis antigos, limpe-o o mais rápido possível. Deixe todos os seus perfis com os mesmos endereços, números de telefone, sites, informações de corretagem e foto para manter sua presença online sempre forte.
Pesquise frequentemente seu nome no Google
Se você realmente quer saber o que as pessoas estão descobrindo sobre você online, procure seu nome no Google. Detalhe: você pode se surpreender com o que encontrará.
Outra dica é configurar um alerta do Google para seu nome para que você seja notificado sempre que alguém postar algo sobre você em um artigo ou publicação.
Procure inspirações
Pesquise no Google alguém que você esperaria ter uma boa presença online e inspire-se. Observe quais páginas são exibidas primeiro e verifique se você possui perfis nessas contas.
Não use a desculpe de que nunca teve tempo para atualizar sua presença online, esse é o melhor momento para começar. Por outro lado, não é preciso ser um gênio da tecnologia para fazer isso. É necessário um pouco de paciência, pois alguns sites têm interfaces mais difíceis, mas mantenha-se sempre ativo.