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Clientes preocupados: saiba o que responder

Neste momento de tantas mudanças, é normal que o comprador e vendedor de um imóvel fique preocupado e cheio de questionamentos. Mas como responder as preocupações dos clientes em relação ao COVID-19?

Apesar de todos os desafios, é necessário que corretores continuem se dedicando aos negócios, mesmo que eles passem a ser realizados virtualmente e remotamente. Desse modo, surgirá diversas dúvidas de compradores e vendedores, logo, é fundamental saber como relaxa-los frente à isso.

Será que é um bom momento para comprar ou vender um imóvel?

Apesar do cenário atual não ser dos melhores, ainda há muitas pessoas comprando e vendendo imóveis. Isso se dá porque quem está disposto a realizar esse tipo de negócio se encontra muito mais focado e preparado para tomar decisões. Assim, a maioria tem certeza sobre suas condições financeiras e confia no seus empregos. Dessa forma, é melhor que venham três vendas certas ao longo de duas semanas, do que dez clientes indecisos que não sabem o que querem.

Portanto, se seu cliente quer comprar um imóvel, provavelmente encontrará um vendedor muito mais disposto em fazer acordos, visto que o momento não é agradável, não há necessidade de trazer mais estresse para o negócio.

Além disso, os concorrentes diminuíram. Assim, se antes o corretor competia com outro vendedor em uma certa região, atualmente poderá obter diversas novas oportunidades.

Como visitar um imóvel em tempo de pandemia?

Se as visitações físicas forem permitidas, os corretores e clientes devem ir separados, e só então se encontrarem na propriedade. Além disso, as máscaras, luvas e álcool em gel são indispensáveis para a proteção e saúde de todos. E não se pode esquecer, caso algo seja tocado sem luvas é necessário realizar a higienização imediata.

Por outro lado, o corretor pode instruir seu cliente a levar seus próprios produtos de higiene e proteção, pois não é uma obrigação do corretor imobiliário fornecer esses itens. É essencial que na casa visitada, nada seja tocado, e evitar deixar objetos pessoais em cima de superfícies é fundamental para que o imóvel não corra o risco de ser infectado. Se for necessário levar o celular (um dos objetos mais sujos que carregamos diariamente), limpe-o antes de entrar na propriedade.

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Outra dica para a segurança de todos é, na hora de conhecer o imóvel, o corretor esperar do lado de fora enquanto o cliente olha o interior. Após a visita, o corretor imobiliário pode entrar e checar tudo. Os detalhes sobre o imóvel podem ser discutidos por telefone ou outro meio online.

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Ajuda da tecnologia

Por outro lado, alguns clientes podem não querer visitar os imóveis pessoalmente, logo, contar com o auxílio de ferramentas virtuais pode ajudar nesse momento. Assim, uma apresentação virtual por meio de vídeo chamada ou um tour 360º podem facilitar na escolha do imóvel ideal para seu cliente. Portanto, todos ficam em segurança.

E se o cliente perder o emprego? E se ocorrer algum atraso por causa do coronavírus?

É necessário nesse momento que, na hora de realizar o contrato, algumas cláusulas sejam adicionadas para que todos os envolvidos fiquem mais tranquilos.

Em um cenário um tanto quanto incerto, podem ocorrer atrasos e imprevistos com qualquer um dos envolvidos na transação imobiliária, tanto com o comprador/vendedor, quanto com avaliadores, inspetores e imobiliária. Assim, esses adendos oferecem mais segurança para todos.

Como fazer para colocar um imóvel a venda nos dias atuais?

Vai depender muito de onde está localizado o imóvel, visto que em algumas regiões onde se encontram mais casos do COVID-19, pode ser difícil fotografar e levar interessados para a visitação.

Assim, pode até ser difícil compartilhar informações e trocar ideias, mas as ferramentas virtuais, como as citadas anteriormente, podem auxiliar e fazer com que a transação seja feita com êxito.

E para quem está vendendo o imóvel e não quer pessoas fazendo visitas?

Uma das maiores preocupações de quem está vendendo o imóvel no momento. Por isso, os corretores devem ter a plena aprovação dos proprietários antes de levar qualquer cliente fazer uma visitação. É preciso criar protocolos e seguir recomendações, tanto para a segurança dos proprietários quanto para os interessados no imóvel.

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A visitação pode ser gerenciada por distanciamento social, com uso de máscaras e luvas de proteção, conforme for acordado com os proprietários. Além disso, os corretores podem solicitar que apenas um membro da família realize a visita e não leva nenhum filho ou pessoa do grupo de risco.

Recomenda-se que todas as luzes sejam ligadas antes, assim, evita-se que qualquer coisa seja tocada, melhorando também a visibilidade. E caso os proprietários prefiram não receber visitas, uma tour com o celular ou tablete também e válido. Gravar vídeos de cada cômodo e focando em detalhes pode ser uma ótima solução.

O mercado imobiliário sairá recuperado pós-COVID-19?

Toda vida, muitos proprietários retiraram seus imóveis do mercado, porém, vários permanecem com os mesmos preços e com nenhuma queda. Portanto, diversas ofertas e negociações continuam acontecendo, dependendo de cada imóvel, preço, região de localização, etc. Assim como antes da pandemia.

É um momento onde boa parte da população brasileira está passando muito mais tempo em casa, logo, começam a revisar onde vivem de uma forma diferente. Muitos provavelmente perceberão que precisam de um lugar maior ou em outro lugar. Assim, muitos estão ansiosos para novas mudanças, as vezes para mais perto da família ou para aumentar a sua própria.

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