texto com imagem descrevendo o conteúdo presente no artigo
Categorias:

Consultor imobiliário x corretor de imóveis: qual a diferença?

Geralmente no mercado imobiliário, os termos corretor de imóveis e consultor imobiliário são utilizados para designar a mesma função. Entretanto, as funções exercidas por esses profissionais são diferentes.

Muita gente confunde esses profissionais, pois muitas de suas atividades são parecidas. A seguir, entenda melhor a função de cada um e quais atividades eles realizam.

Corretor de imóveis

Esse é o profissional que recorremos quando estamos querendo comprar/vender ou alugar um imóvel. O corretor de imóveis é responsável por prospectar novos imóveis e compradores para eles, dessa forma, é sua função acompanhar o mercado imobiliário.

O corretor de imóveis faz o acompanhamento das visitas, realiza avaliações e registros, além de cuidar de toda a parte burocrática da negociação, como a documentação necessária e os contratos.

Esse profissional precisa ter algumas habilidades, como negociação, saber se relacionar com clientes e dominar as técnicas persuasivas, isso tudo ajudará nas etapas de venda/locação. O corretor precisa dar assistência para os clientes em todas as etapas do processo de negociação.

>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Consultor imobiliário

O consultor de imóveis ou também consultor imobiliário, é o profissional responsável pela parte teórica. Ele pesquisa e analisa, gerando estimativas sobre o mercado imobiliário. O consultor investiga se o momento é propício ou não para a venda de imóveis ou se é melhor investir em um apartamento. Além disso, o consultor sabe orientar melhor o cliente, tendo conhecimento jurídico para guiar um bom acordo e elaborar contratos que protejam ambos.

Esse profissional possui a visão mais abrangente e externa quando comparado com o corretor de imóveis. Ele precisa ter habilidades lógicas, pois sua principal atividade é a consultoria para construtoras, imobiliárias, corretores e clientes.

O consultor precisa saber fazer previsões sobre o mercado a médio e longo prazo, assim, suas análises irão orientar seus clientes da melhor maneira. Entretanto, outros profissionais do mercado acabam distinguindo os corretores de imóveis como aquele que possuem o CRECI, e os consultores como quem ainda está estudando para ser um corretor de imóveis.

CONFIRA:  A B C do corretor: dicionário imobiliário

Corretor x Consultor

Como citamos acima, é visível a diferença entre a duas profissões, porém, confira mais algumas características.

>> Qual o melhor notebook para o corretor de imóveis?

Exigência legal

Uma das diferenças entre corretor e consultor é a exigência legal. O corretor de imóveis é obrigado a se regulamentar junto ao CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e ter todas as documentações para exercer a profissão. Portanto, o corretor só pode vender imóveis de forma legal se tiver o CRECI.

Por outro lado, para consultor imobiliário isso não é exigido, mas muitos corretores começam como consultores para burlar o CRECI. É sempre bom lembrar que isso é considerado crime.

Conhecimento de mercado

O corretor trabalha com a parte prática, como as burocracias dos processos de negociação de venda de um imóvel. O corretor, sendo o principal canal de relacionamento do cliente, precisa ter visão de mercado e saber orientar seus clientes da melhor forma possível.

O consultor por outro lado é responsável pela análise e pesquisa do mercado imobiliário, precisando ter uma visão mais ampla sobre todos os assuntos em relação ao corretor imobiliário. O consultor precisa compreender a parte econômica do setor, para então poder indicar o melhor momento de investimento para seus clientes.

Consultor imobiliário recebe comissão?

A forma de pagamento para essas duas profissões são diferentes. O corretor de imóveis recebe de acordo com suas vendas e locações, já o consultor recebe pelas horas trabalhadas, mas depende do seu trabalho prestado.

>> Como aumentar sua carteira de imóveis?