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Marketing imobiliário: como montar estratégias

Antes de mais nada, marketing é uma forma de identificar as necessidades e desejos não realizados, explorando um determinado nicho no mercado. Desse modo, uma das principais características é a possibilidade de atrair pessoas que podem vir a se tornar um cliente.

Portanto, o marketing imobiliário é saber as necessidades do seu cliente e o que ele deseja, criando melhor experiência de venda para ele. Outro fator essencial do marketing imobiliário é o relacionamento com o público.

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Você sabe qual setor está inserido?

Primeiramente, para fazer o plano de marketing imobiliário é necessário definir qual setor do mercado imobiliário você está inserido. Assim, você decide qual é seu foco, se vende mais imóveis novos ou usados, prefere imóveis para alugar ou apenas de alto padrão por exemplo.

Por outro lado, nem sempre será possível definir qual seu nicho. Porém, se o corretor atua em uma região pequena, nem sempre focar apenas em um tipo de imóvel será bom, pois talvez não exista imóveis suficientes naquele local.

Entretanto, nas cidades grandes, o corretor pode se dar muito bem se especializando em um tipo de imóvel. Assim, torna-se mais fácil fazer o networking e também a definição do público-alvo, tornando mais fácil planejar e executar as campanhas de marketing.

Qual seu público?

Após definir seu setor de atuação, é mais fácil saber quem é seu público-alvo. Por exemplo, se atuar apenas com imóveis de baixo custo normalmente seu público será composto por famílias que ainda estão se formando, e buscam sair do aluguel, ou seja, esse público seria definido da seguinte forma: mulheres, homens e casais, entre 20 e 40 anos, que possuem renda aproximada entre mil e 5 mil reais.

Pode parecer difícil compreender esses perfis, mas podemos simplificar criando a persona desse público.

Ex.: João e Maria são casados, tem um filho de 5 anos, e decidiram comprar um imóvel para sair do aluguel. A renda mensal combinada de ambos é 4mil reais e eles querem um apartamento com pelo menos 2 quartos, e que seja próximo de escolas e serviços básicos.

Dessa forma, torna-se mais fácil lidar com toda a informação sobre o público-alvo. Assim, o corretor saberá o que oferecer ao cliente para suprir suas necessidades, além de definir rapidamente qual local da cidade deve ir atrás de captação. Logo, é possível entender melhor como precisa ser o plano de ação de marketing.

Entretanto, evite criar muitas personas em seu plano de ação, isso pode atrapalhar suas estratégias de marketing imobiliário.

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>> EEmovel Inteligência Imobiliária

Compreenda o mercado imobiliário

Primeiramente, sabemos que a concorrência no mercado imobiliário é extremamente forte. Além dos imóveis tradicionais presentes no mercado, as tendências internacionais também trazem novas opções, como novos conceitos de moradia. Assim, para ganhar a confiança de um cliente em potencial é importante investir em um bom relacionamento.

Para comprar um imóvel o cliente precisa investir uma grana alta, por isso, o comprador buscará todos os tipos de garantia extra para que ocorra a melhor negociação. Desse modo, um bom relacionamento com o corretor e com a imobiliária é um dos principais pontos, pois qualquer problema durante a etapa de negociação pode causar insegurança ao cliente, fazendo-o desistir da compra.

Além do alto valor investido, geralmente existe o fator emocional envolvido, pois, para muitas pessoas é o primeiro imóvel, o lugar onde pretendem viver ou construir suas famílias. Já para outros, é apenas um futuro investimento, portanto, investir em um relacionamento próximo é a chave para que seu marketing imobiliário tenha êxito.

>> ABC do corretor: dicionário imobiliário

Defina suas estratégias de marketing imobiliário

Após definir seu setor de atuação e seu público-alvo, está na hora de definir suas estratégias de marketing imobiliário e de que forma se comunicará com seus clientes.

  • Defina os objetivos de cada campanha de marketing;
  • Defina a duração de cada campanha, quando ela começará e quando terminará, ou mesmo se ela será recorrente;
  • Defina como a campanha será avaliada para analisar sua efetividade;
  • Defina quem será o responsável por cada campanha.
Estabeleça alguns fatores:

– Como você ou sua empresa agirá em uma determinada situação? É essencial estabelecer quem é você ou sua empresa antes de trabalhar sua imagem externa;

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– Defina a Missão, Visão e os Valores que determinam o que você ou sua imobiliária acreditam;

– Pratique esses pontos no dia a dia e faça com que eles sejam refletidos no seu trabalho e para seus clientes;

– A relação com os clientes é a parte mais importante, portanto, nunca esqueça disso;

– Estabeleça algumas regras e métodos eficazes de como se relacionar com os clientes;

– Ofereça atendimento personalizado para os possíveis compradores. Não seja invasivo, mas sim atencioso;

– Ofereça vantagens exclusivas, fazendo com que seu trabalho seja mais valorizado.

Marketing Imobiliário:

– Invista no posicionamento online, tenha um site. No mercado imobiliário, não tem como NÃO TER um site para ofertar os imóveis;

– Mantenha as informações do seu site sempre atualizadas;

– Faça o inbound marketing, mais conhecido como marketing de conteúdo. Produza conteúdos interessantes para atrair possíveis clientes.

– Estude e entenda o funil de vendas, e produza conteúdo para todas as fases do funil;

– E por fim, não esqueça de pensar em formas de fidelizar seus clientes. Você pode utilizar campanhas publicitárias que os valorizem ou com outras formas de pós venda.

Planejamento financeiro

Se fosse simples, todo mundo teria diversos anúncios no Google Ads e redes sociais, outdoors e até na TV. Mas tudo tem um custo, e muitos desses anúncios podem não oferecer o retorno esperado. Portanto, monte uma boa estratégia de marketing, com muita atenção aos custos de cada uma e no retorno que trará para seu negócio.

Portanto, leve em conta cada gasto com material e meios de comunicação e se o retorno de cada ação será o esperado.

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