Selic em alta. Mudança no formato de trabalho. Novos padrões e exigências. Apesar da velocidade com que as transformações vêm acontecendo, o mercado imobiliário acompanha cada uma delas e com perspectiva otimista. Nem mesmo os juros mais altos parecem impactar de forma negativa o setor imobiliário.
Pesquisas apontam que a demanda por compra e venda de imóveis vai, sim, continuar crescendo em 2022. A aposta dos brasileiros se deve ao investimento sólido que representa um bem como esse. Os números comprovam essa confiança: aumentou em 46% a venda de imóveis no primeiro semestre do ano passado.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o setor foi o que se recuperou mais rápido dos reflexos negativos causados pela pandemia. A expectativa com a recuperação rápida é que melhore ainda mais nos próximos meses. Sendo assim, quais são as tendências do mercado imobiliário? Separamos 4 que são certeiras.
- 1 – Mais espaço e melhor localização
A prioridade mudou. Mais do que nunca, os brasileiros estão em busca de conforto e comodidade. Por isto, a localização do imóvel faz toda a diferença. As perguntas frequentes são: o que encontro no bairro? Mercado? Farmácia? Ponto de ônibus? Metrô? Quanto mais opções próximas, melhor.
Além disco, a pandemia trouxe mudanças que devem permanecer, uma delas é a relação da família com o imóvel. Hoje, as pessoas passam mais tempo dentro das próprias casas, por isso, a necessidade de espaços maiores e aconchegantes.
- 2 – Casa e trabalho, tudo num lugar só
A proposta de levar o trabalho para dentro de casa pode até ter causado certa estranheza no início da pandemia, mas não demorou para se tornar o formato de trabalho preferido de muitos brasileiros. Pensando nisto, condomínios já tem oferecido espaços de coworking para os condôminos, ponto avaliado positivamente por quem tem interesse em investir em um imóvel.
- 3 – Consciência sustentável
A preocupação com a sustentabilidade tem crescido. Novas práticas e modelos que gerem menos impacto ao meio ambiente estão na lista de exigências de possíveis compradores. Energia sustentável, reutilização de água, entre outros cuidados passaram a ser decisivos na hora de fechar novos negócios.
- 4 – Tour à distância
Conforto e comodidade. As duas palavrinhas que já apareceram nas dicas deste post estão de volta, porque é isso que o comprador quer. Se você consegue oferecer isso ao cliente antes mesmo da venda, você já ganhou alguns pontos. O tour virtual é tendência que veio pra ficar! Visitar lugares, passear pelos cômodos de um imóvel sem nem mesmo sair de casa é uma das tendências do mercado imobiliário de 2022.