Captar imóveis de maneira inteligente significa conhecer bem o processo e aprimorá-lo com recursos. Inteligência é uma palavra que significa compreensão, capacidade de resolução de problemas e adaptação. Quando associadas a captação de imóveis essas capacidades podem garantir melhores resultados, com agilidade e redução de custos. Mas é preciso estar atento aos cuidados a serem tomados ao começar a praticar a captação inteligente.
É preciso estar disposto a se dedicar a temas mais trabalhosos inicialmente. O tempo dedicado a reunir informações e fazer escolhas alinhadas com seu negócio vão retornar em clientes mais engajados, entregas mais assertivas. É necessário estar atento a algumas etapas, por isso, reunimos 10 cuidados importantes ao optar pela captação inteligente.
1- Ninguém se especializa em tudo
Antes de iniciar uma estratégia de captação inteligente é necessário definir um nicho para se dedicar. O nicho pode ser definido pela afinidade ou por vontade de se dedicar a um mercado residencial, comercial, de luxo.
Essa definição vai determinar o caminho dos seus estudos. Ao escolher um nicho é possível se especializar nele, além de atender um público homogêneo, em sua maioria, tornando cada vez mais fácil atender, reconhecer possíveis entraves e chegar ao público-alvo mais facilmente. Direcionar melhor a captação de imóveis.
2- Conheça bem as vantagens e desvantagens
Conhecimento sobre o imóvel permite que a compra do imóvel seja realizada às claras. A compra de um imóvel é um grande investimento que deve ser feito com cautela e plena consciência também dos problemas que possam existir no imóvel.
Por isso, é necessário ter esse conhecimento, passando para o cliente no momento oportuno. Quando o potencial comprador estiver em uma etapa mais avançada da negociação deve-se comentar os pontos negativos.
Conhecer esses pontos também ajuda na seleção de imóveis de acordo com as condições de cada um, restrições e necessidades especiais. Essa pré-seleção gera maior grau de assertividade na indicação de imóveis.
3- Cada negócio é único
Conheça bem seu negócio para valorizar os diferenciais em comparação com outros similares. O mercado é concorrido, por isso, é essencial saber se vender, destacando as vantagens que somente você pode proporcionar ao cliente.
4- Conheça bem seu cliente
A captação de imóveis acontece para atender as necessidades de alguém. Deve-se manter sempre em mente as vontades, limitações, necessidades e também a possibilidade de flexibilização do cliente.
Conhecer bem o comprador do imóvel facilita a captação, acelera a busca e permite uma maior satisfação ao fim da negociação. Esse conhecimento também é responsável pelo fechamento do negócio em si. Se o processo torna-se demorado e os imóveis do portfólio não atendem o cliente, é provável que ele busque outro profissional ou imobiliária.
5- Crie uma experiência
Quanto mais personalizada for a captação de imóveis, melhor o cliente se sente. Detalhes sobre equipamentos do imóvel, áreas, opções de lazer, instalações. É importante destacar a experiência de viver naquele imóvel na hora de oferecer ao comprador. Ao mesmo tempo, é importante buscar esses detalhes já no momento da captação.
6- Atraia atenção positiva
É importante também ser conhecido positivamente, criar vínculos fortes com seus clientes e parceiros. Assim, você garante que seu negócio atraia atenção pelos motivos certos, reduzindo o esforço para trazer novos clientes.
7- Torne-se uma autoridade
Seja corretor ou uma imobiliária, é importante ter confiabilidade no mercado imobiliário. A confiança no seu negócio permite maiores facilidades na captação de imóveis. Na conversa com proprietários eles se sentem seguros sem grandes esforços.
Ser uma autoridade permite até algumas indicações. Por ser mais conhecido, é possível que donos de mais de um imóvel te procurem e também indiquem para outros multiproprietários.
8- Acompanhe as atualizações
Conhecimento é uma grande chave para captar de maneira inteligente. Acompanhar as mudanças do mercado, das regiões em que atua. Além de estar atento às facilidades de financiamento, empréstimo e crédito.
Muitas tecnologias surgem diariamente, estar acompanhando ao menos as relacionadas ao seu nicho pode ser determinante para captar de forma mais rápida e eficaz. Como o mercado imobiliário ainda é muito conservador, essa atualização não deve ser tão acelerada quanto em outros setores.
9- Tenha metas claras e possíveis
Capte com organização de metas claras, um bom plano baseado em metas possíveis de serem alcançadas com as ferramentas disponíveis e levando em conta as características de seu nicho, região, tipo de cliente.
Captação inteligente também envolve o antes, durante e depois. É preciso estabelecer metas, acompanhar o alcance delas e verificar os resultados com alterações na criação de novas metas.
10- Use as ferramentas certas
As ferramentas, aplicativos e plataformas ajudam a estruturar a captação inteligente. Usando outros meios para agilizar o trabalho com mais segurança, é possível captar vários imóveis diferentes ao mesmo tempo.
Filtros inteligentes permitem a busca por anúncios de imóveis com as mesmas características, é possível verificar o histórico de anúncios de uma região para acompanhar a valorização ou desvalorização. É também possível acessar todos os portais de anúncios em uma só plataforma. Conheça melhor a EEmovel Brokers.